Alunos e servidores do Campus Planaltina participam de Congresso Brasileiro de Agroecologia em Fortaleza
Um grupo de 80 alunos do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) esteve em Fortaleza-CE, durante a última semana, para participar das atividades do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). O evento, que ocorreu de 12 a 16 de dezembro, na capital cearense, teve como tema, nesta sua sétima edição, a “Ética na Ciência: Agroecologia como paradigma para o desenvolvimento rural”.
Não apenas os estudantes – alunos do Curso Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância e do Curso de Tecnologia em Agroecologia – participaram do evento. Também integraram a comitiva do IFB onze servidores do Campus Planaltina.
Nesse importante evento da área de Agroecologia, conhecido nacional e internacionalmente, o grupo do IFB teve dez trabalhos apresentados. Os alunos participantes do Campus Planaltina tiveram a oportunidade de ter contato com outros estudantes de diversos cantos do país, com cientistas, agricultores familiares, instituições e movimentos sociais.
Para Davi Lucas Macedo Neves Cruz, Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância, a participação no congresso foi uma grande oportunidade para complementar a formação dos estudantes do curso. “Este congresso contribuirá na formação social e política de atuação da sustentabilidade, promovendo uma interlocução entre agricultura familiar e possíveis conexões com o mercado de trabalho autossustentável”, afirma o coordenador.
Já a coordenadora do Curso de Tecnologia em Agroecologia, Julia Eumira Gomes Neves, que também avalia a participação do IFB de forma bastante positiva, destaca a projeção do curso ofertado pelo IFB. “Várias pessoas da área começaram a ver a Agroecologia ofertada pelo IFB com outros olhos. Outras instituições e profissionais viram quão este tema é forte em Brasília e dentro do nosso instituto”, conta Julia. Prova desse prestígio é que, no evento, a Professora do Campus Planaltina, Vânia Pimentel, foi convidada a integrar a presidência da Coordenação Centro-Oeste da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).
Redes Sociais