Oficina de compostagem ensina como produzir compostos orgânicos em casa
Já imaginou onde vai parar o lixo orgânico produzido em sua casa? Pois bem, os alunos do curso de Tecnologia em Agroecologia do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) pensaram e abraçaram a causa socioambiental, pois todos os resíduos orgânicos descartados em residências vão para aterros sanitários e lá poluem o lençol freático local.
O processo de compostagem consiste em controlar a decomposição de materiais orgânicos, para se obter, em pouco tempo, um material de boa qualidade e rico em minerais. As misturas orgânicas levam, em média, sessenta dias para virarem adubos, quando em outros processos poderiam levar mais de cem dias.
A oficina, que foi apresentada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), mostra, de forma prática, que é possível promover um destino ambiental adequado aos resíduos orgânicos. Os compostos orgânicos resultantes desses processos podem ser usados para produção de fruticultura, olericultura e paisagismo.
Os estudantes dão dicas e mostram que esse processo pode ser feito em casa, onde um simples gaveteiro pode virar uma composteira doméstica, tendo como função, no processo, substituir a leira, local onde se distribuem os materiais orgânicos para que as bactérias e fungos façam o trabalho da maturação do adubo até sua fase final.
Redes Sociais