Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Planaltina > IFB oferece atendimento em Equoterapia
Início do conteúdo da página

IFB oferece atendimento em Equoterapia

Criado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 11h28 | Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 11h28 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 13h56 | Acessos: 3784

 O Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) disponibiliza na sua unidade o tratamento especializado de Equoterapia. O método terapêutico consiste no movimento tridimensional do cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

O projeto é filiado a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE) e foi ampliado no ano 2000 no IFB, a partir de um acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal.

O ambiente conta com materiais de segurança especializados, como o capacete de equitação, selas, estribos, calçados específicos para montaria, e cerca de 13 cavalos.

Atualmente são atendidos cerca de 80 alunos, que realizam a atividade uma vez por semana, com aula de 1 hora de duração. Segundo o coordenador de Equoterapia do Campus, Luciano Cedraz, o local atende crianças de variadas faixas etária, e que possuem deficiências diversificadas, além de transtornos, sequelas de acidentes e síndromes.

 A terapia conta com uma equipe de 11 profissionais que possuem o papel de adequar o atendimento ao aluno o tipo de tratamento certo. Para isso é feito um estudo de caso de 6 em 6 meses, o qual especialistas, como psicólogo, fisioterapeuta, pedagogo, equitador e educador físico, desenvolvem um programa específico para cada pessoa, analisando o rendimento.

Para auxiliar na desenvoltura do método terapêutico, alunos do Curso de Agropecuária trabalham voluntariamente no local.

A atividade é aberta a todo público. São 80% das vagas destinados aos alunos da rede pública do DF, 10% aos alunos do IFB, (podendo estar matriculado em qualquer curso, e inclusive não possuir algum tipo de deficiência). Os outros 10% é distribuído a comunidade em geral, sem vínculo com escola ou instituição pública. 

As inscrições ficam abertas permanentemente durante os dias letivos, a partir disso o candidato fica na lista de espera. Para se inscrever basta procurar o Centro de Acolhimento de Equoterapia do Campus Planaltina ( Rodovia BF 128 - Km 21, S/N - Zona Rural Planaltina).

Acompanhe mais informações através do site do IFB: (www.ifb.edu.br).

                                                                                                                                                                                                                               

 

 

Fim do conteúdo da página