Página inicial > Estrutural > Notícias > Campus Estrutural marca sua atuação oferecendo cursos que exploram o potencial do comércio de veículos local

Criado: Quinta, 12 de Dezembro de 2013, 17h40 | Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2013, 17h40 | Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2014, 11h00 | Acessos: 10349

O Campus Estrutural do Instituto Federal de Brasília (IFB) foi implantado em 2012 para oferecer cursos à população da comunidade da Região Administrativa da Estrutural, bem como das regiões vizinhas (Vicente Pires, Guará, Cruzeiro, Taguatinga e Águas Claras). As atividades administrativas do campus estão centralizadas, provisoriamente, no Centro Comunitário da Estrutural, localizado ao lado da Administração Regional da cidade.

A futura sede do Campus Estrutural, em construção, tem localização marcada pela proximidade da Cidade do Automóvel. O espaço definitivo do campus está situado ao lado do mais famoso polo de lojas e concessionárias vendedoras de veículos novos e usados do DF. Assim, o campus marca a sua atuação oferecendo e preparando cursos em áreas, como de Mecânica e Manutenção Automobilística. As audiências públicas com a população para o levantamento das necessidades locais ocorreram nos meses de setembro e outubro de 2011.

Em março de 2012, foi realizada a primeira aula inaugural da unidade. O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Atendimento ao Cliente – Setor Automotivo marcou o início das atividades de ensino daquele campus. As aulas foram realizadas no Centro de Ensino Fundamental 02.

No ano de 2012, o Campus Estrutural também oferece os cursos de Vendas no Setor Automotivo, Operador de Micro – do Básico ao Avançado – e Inglês para a Copa. Em 2013, são abertas turmas de Auxiliar Administrativo, de Noções Básicas de Informática em Cooperativismo e Associativismo, de Programador de Internet e de Informática para a Internet, além das turmas de inglês e de Operação de Micro.

O campus lançou o programa de formação de jovens aprendizes para capacitação em mecânica de automóveis no final de 2013. Por meio de parceria com o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do DF (Sincodiv/DF), o IFB abriu oportunidades para que jovens pudessem realizar um curso de formação, aliado a contrato de experiência com concessionárias. Com o programa, jovens trabalhadores podem aliar os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas de Informática, Ética, Mecânica, Português e Inglês com o saber prático da atuação no mercado.

É também em 2013 que são oferecidos os primeiros cursos via Pronatec. O campus ofereceu a 235 estudantes a oportunidade de se capacitar em diversos cursos como, Operador de Computador, Mecânico de Automóveis Leves, Agente de Combate às Endemias e Recepcionista em Serviços de Saúde. A estrutura de laboratórios e os espaços para o aprendizado prático e teórico foram conseguidos por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do GDF, que cedeu o espaço do Parque de Apoio da Secretaria, no SIA.

O Campus Estrutural tinha 189 alunos em seus cursos no ano de 2012. Em 2013, as atividades de ensino se expandiram e o campus finalizou o ano com 687 estudantes matriculados, dentre cursos FIC e Pronatec.

Planos para 2014 – O campus inicia suas atividades em 2014 com vagas abertas para os cursos FIC de Espanhol Básico, Programador de Internet, Operador de Microcomputador, Informática para Internet e Auxiliar Administrativo. Com a sede definitiva, o campus prepara o seu primeiro curso técnico subsequente de nível médio – Técnico em Mecânica de Automóveis, com previsão de abertura para o segundo semestre deste ano.