Página inicial > Estude no IFB > Notícias > Reitoria Gab. > Reitoria > "Crianças Hackers" é proposta do IFB na Campus Party Brasília para despertar potenciais futuros

Criado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 17h26 | Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 17h26 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 18h48 | Acessos: 1331

A primeira experiência do projeto “Crianças Hackers” será realizada pelos estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) na Campus Party Brasília 2019. O evento acontece de 19 a 23 de junho, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e a programação do Instituto será aberta ao público visitante durante todos os dias.

O programa faz parte das iniciativas do LabKids e envolve habilidades socioemocionais, criatividade e personalização do aprendizado. As oficinas pretendem estimular as crianças em suas potencialidades como campuseiros do amanhã e desenvolvedores de conteúdo do futuro. Entre as temáticas estão Lógica de programaçãoInternet das Coisas IOT, uma visão para a construção de cidades inteligentes; e Realidade Virtual, familiarização com o ambiente virtual.

Em paralelo, os estudantes do IFB vão ministrar palestras na Campus Future e outras oficinas sobre Blockchain e Segurança da Informação. A programação envolve o Campus Brasília, o Campus Ceilândia e o Campus Taguatinga, unidades em que os cursos técnicos e as graduações de Sistemas de Informação e Computação são ofertados. A metodologia da área de Tecnologia do IFB envolve práticas de trabalho, tendências do setor e soluções criativas para o futuro.

Confira programação na CPBsb 2019

(Des)Programando– Oficina de jogos de tabuleiro que permite que cada criança aprenda os conceitos iniciais de computação, de forma divertida e prática por meio dos jogos autorais Flag e Loop. Ambos trabalham etapas importantes para desenvolver um programa. Entre estas está a lógica de programação, e para um programador isso é indispensável, pois em seu cotidiano precisa lidar com problemas complexos que exigem concentração e razão lógica. Afinal, um erro pode gerar muitas consequências. Assim, a lógica computacional proporciona às pessoas meios para analisarem e identificarem processos incorretos de raciocínio e como corrigi-los em tempo de execução, para aumentar a capacidade dos jogadores e para solucionar e identificar problemas.

Primeiros passos em Realidade Virtual – A oficina propõe a montagem de um Óculos VR (Cardboard) e o desenvolvimento de um aplicativo para Android, que utiliza Realidade Virtual usando as tecnologias Unity 3D e Google Cardboard. Essa oficina é voltada para crianças que desejam iniciar-se com o desenvolvimento de Realidade Virtual e Unity 3D.

Internet das Coisas (IOT): Presente ou futuro  A oficina vai proporcionar às crianças um contato direto com os problemas urbanos ou não que precisam ser solucionados para que o futuro tenha um cenário melhor do que  temos hoje. As crianças, ainda, serão estimuladas a refletir sobre como querem que sua cidade seja no futuro, sobre quais problemas precisam ser solucionados e sobre a viabilidade de cada solução, respeitados os direitos humanos e as leis vigentes.

Blockchain (data/horário) – A oficina vai apresentar conceitos por trás do Blockchain e familiaridades. É a tecnologia que dá vida ao Bitcoin e outras criptomoedas.

CriptoHrafia e mensagens secretas – A oficina vai descrever como são realizados envios de mensagens secretas, colocando as crianças no lugar de um “espião”. Serão ensinadas metodologias de codificação de mensagens secretas e a transmissão para outras pessoas, sem que não haja a possiblidade de vazamento dos planos informados.