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Por que fazer Técnico de Manutenção Automotiva no IFB?

Criado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 07h18 | Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 07h30 | Última atualização em Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 14h34 | Acessos: 3916

"Por que fazer Técnico de Manutenção Automotiva no IFB?" é mais uma entrevista da série para o Processo Seletivo 2022. O curso é oferecido no IFB Campus Estrutural e quem responde a algumas dúvidas sobre a formação em nível técnico é o professor Artur Lopes Dias, que ministra disciplina no curso, representando a área de conhecimento tecnológica do Instituto.

Por que fazer o Técnico em Manutenção Automotiva no IFB?

Sobre o curso em si, é um dos mais interessantes, pois envolve um assunto que faz parte da vida de grande parte da população, direta ou indiretamente, além de ser relacionado com a paixão de muitos aficionados por carros. A profissão de Técnico em Manutenção Automotiva cresce de maneira significativa no Distrito Federal, com abrangência considerável no mundo do trabalho, devido à versatilidade assumida pelos profissionais dessa área. Esse profissional realiza diagnósticos, manutenção e instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos. E também tem condições de coordenar equipes de mecânicos, além de controlar o registro, seguro e documentação de veículos automotivos.

Qual o nosso diferencial?

Aulas teóricas com professores mestres e doutores acompanhadas de aulas práticas em laboratórios equipados, onde conseguimos simular processos realizados no dia a dia de uma oficina. Parceria com empresas que oferecem oportunidade de estágio. Além de todo o suporte fornecido pelo IFB para que o aluno se forme com êxito no curso e possa participar de eventos e projetos.

Pontos fortes na formação

A formação é muito além de uma profissão, pois são conhecimentos que podem ser levados para a vida, como, por exemplo, fazer a manutenção do próprio veículo ou saber acompanhar as manutenções realizadas nas oficinas. Os egressos do Curso Técnico em Manutenção Automotiva poderão atuar em montadoras automotivas; concessionárias e revendas; oficinas mecânicas; empresas de fabricação e comercialização de equipamentos acessórios e peças para automóveis; setor de instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos; empresas de vistorias e certificação veicular como autoelétricas e seguradoras (perícia); autopeças e motopeças; oficinas de chapeação e repintura automotiva; oficinas de motocicleta, oficinas de preparação e customização automotiva; e até na Força Aérea Brasileira (FAB).

Projetos ativos de que o estudante pode participar no curso

Ao longo do curso é oportunizada a participação em diferentes projetos, como trabalhos práticos para a construção de bancadas, protótipos e equipamentos, participação em eventos da área e outros, como os de iniciação científica e estágios.

Oportunidades no mercado em Brasília e outras perspectivas

Na região administrativa (SCIA — Cidade do Automóvel/Estrutural) onde está inserido o curso, está localizada a “Cidade do Automóvel”, região com um grande número de concessionárias e oficinas. Na região administrativa limítrofe (3 minutos de distância de carro), está localizado o SIA (Setor de Indústria e Abastecimento), região caracterizada por um elevado número de indústrias, concessionárias, oficinas, autopeças e empresas de inspeção técnica e transporte. À oeste do campus, a 15 minutos de distância, está a região administrativa de Taguatinga, outro importante polo automotivo, com grande número de concessionárias, oficinas e lojas de autopeças. À leste do campus, a 15 minutos de distância, estão o Plano Piloto e os setores de Oficina Norte e Sul, caracterizados pelo elevado número de concessionárias, oficinas e autopeças. Enquanto a média nacional é de aproximadamente 0,25 carro por habitante, o Distrito Federal (DF) apresenta uma média de 0,50 carro por habitante, caracterizando a região como um importante polo automotivo de venda de veículos, processos de manutenção, venda de peças e demais serviços. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), até 2023, o Distrito Federal vai precisar qualificar 1826 profissionais para atuar como Mecânicos de manutenção de veículos automotores. Isso mostra como a área sofre da carência de profissionais. Para atender a essa demanda, o IFB possui acordos de cooperação técnica na área automotiva que permitem a oferta de estágio, desenvolvimento de trabalhos, realização de pesquisa, extensão e consultoria, além de visitas técnicas. Já no Brasil a necessidade de emprego nessa área também é alta, necessitando consequentemente de maior acompanhamento e processos de manutenção, pois segundo estudo realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), o Brasil apresenta a sexta maior frota de veículos do mundo (comerciais leves, caminhões e ônibus), com uma frota de aproximadamente 45,9 milhões de veículos e 13 milhões de motos. A idade média da frota de veículos leves é de 9 anos e 10 meses; 11 anos e 7 meses para caminhões; e 8 anos para motos, sendo que desde 2012 a idade média da nossa frota vem aumentando.

Existe um perfil para esse estudante?

Entram diferentes perfis de estudantes no curso, mas durante o curso o estudante precisa entender que tem que gostar de colocar a mão na massa, de estudar bastante tecnologias atuais e novas, gostar um pouco de matemática e pensamento lógico e se dedicar aos estudos, pois são muitas informações. Atendemos desde o aluno que não conhece nada sobre veículos até o aluno que já tem experiência na área — mas precisa formalizar o seu conhecimento.

 

SERVIÇO

No IFB há mais de 40 cursos ofertados em diferentes níveis — do ensino médio à pós-graduação. O Processo Seletivo para os Cursos Técnicos do IFB 2022/1 já estão abertos - clique aqui.

Conheça os outros cursos do IFB Campus Estrutural.

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