Página inicial > Planaltina > Curso Técnico em Agroindústria pode ser garantia de emprego

Curso Técnico em Agroindústria pode ser garantia de emprego

Criado: Terça, 18 de Janeiro de 2011, 16h50 | Publicado: Terça, 18 de Janeiro de 2011, 16h47 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 24090

Pesquisa do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2010, apontou crescimento da agroindústria no Brasil.  No primeiro trimestre daquele ano esse setor cresceu 5,2%. No segundo trimestre o crescimento chegou aos 6,7%. O motivo desses números em alta seria a melhora na agropecuária brasileira. Em 2011 a produção agrícola vai continuar subindo, de acordo com as previsões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Aula prática no setor de carnes em PlanaltinaEsses dados aquecem o mercado de trabalho das profissões ligadas ao agronegócio.  No Distrito Federal há muitas empresas de manipulação de alimentos que estão exigindo, cada vez mais, profissionais qualificados para atuarem com o controle desses produtos.

O crescimento tem ocorrido de forma tão espetacular que as vagas de emprego sobram e as empresas têm dificuldades para contratar. O coordenador de recursos humanos Kayano Augusto, da empresa Asa Alimentos, diz que faltam profissionais com conhecimento. “As pessoas estão chegando na empresa para aprender, ficamos cerca de dois anos ensinando o que fazer”. Para ele é importante a formação de técnicos em agroindústria: “As pessoas têm que possuir um conhecimento na área, estamos com vagas sobrando devido a falta de experiência dos  profissionais para trabalharem na nossa empresa”  explica. O salário de um técnico em Agroindústria no Distrito Federal é, em média, R$ 1.200.

Agroindústria no IFB
O Instituto Federal de Brasília (IFB) oferece o Curso Técnico em Agroindústria, com duração de 1 ano e meio, no Campus Planaltina. Essa formação tem como principal objetivo preparar profissionais capazes de implantar, organizar e gerenciar atividades, seções, empresas e instituições ligadas à agroindústria. Além de realizar as atividades ligadas ao processamento de produtos de origem animal e vegetal, com a qualidade exigida pelo mercado e condições de segurança e higiene.

O curso é dividido em aulas teóricas e práticas. Dentre as aulas teóricas, destaca-se:  Administração Agroindustrial, Microbiologia de Alimentos, Método de Conservação, Higiene e Segurança Alimentar, Legislação Sanitária e Controle de Qualidade. Já nas aulas práticas os alunos irão trabalhar com a elaboração de produtos agroindustriais: leite, carne, frutas, hortaliças e panificação.