Página inicial > Reitoria > Estudante > Ato virtual debate necessidade de recompor orçamento para 2021

Ato virtual debate necessidade de recompor orçamento para 2021

Criado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 19h20 | Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 19h20 | Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2020, 15h37 | Acessos: 1545

O Instituto Federal de Brasília (IFB) promove na segunda-feira (26), a partir das 18h, com transmissão pela TV IFB no YouTube, ato virtual para debater a necessidade de recompor o orçamento da educação no Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2021, em tramitação no Congresso Nacional. Foram convidados parlamentares da bancada federal do DF, entidades representativas dos servidores e dos estudantes e a comunidade acadêmica.

Pela proposta enviada pelo governo federal, que ainda será analisada e votada pelos parlamentares, o corte no orçamento dos institutos federais e universidades, em relação a este ano, alcança R$1,8 bilhão. Se o projeto não for modificado o IFB perderá R$ 7,1 milhões em seu orçamento para custeio e investimento em relação a 2020. Para se ter uma ideia do tamanho do corte, estes recursos equivalem ao orçamento de três campi da instituição.

“Daí a importância de a comunidade acadêmica se mobilizar e se engajar neste debate junto aos deputados e senadores. Esses recursos são essenciais para o funcionamento do IFB, no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, ainda mais em um ano que a educação profissional e a formação de professores serão fundamentais para ajudar na recuperação do Brasil” destacou a reitora do IFB, Luciana Massukado.

Apoio — O manifesto Em defesa do Orçamento Justo Para Educação, assinado por 16 Frentes Parlamentares do Congresso Nacional e 70 entidades, movimentos e personalidades ligados à Educação vai na mesma linha. “Para o pós-pandemia, é inimaginável abrir mão de recursos que servirão para a reconstrução do país e para atender as demandas dos estudantes brasileiros já tão prejudicadas por esse ano letivo atípico”, afirma trecho do texto.

Já confirmaram presença no ato o senador Izalci Lucas (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, e os deputados federais professor Israel (PV), secretário-geral da Frente Parlamentar Mista da Educação, Paula Belmonte (Cidadania), que integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e Tadeu Filippelli (MDB). Também confirmaram presença, representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), do Diretório Central dos Estudantes do IFB, e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe/DF).

Leia o manifesto: https://bit.ly/2DPI3lI

Assine a petição on-line por um orçamento mais justo para a educaçãohttp://bit.ly/defendaeducacao

registrado em: