Página inicial > Reitoria > Semana do Meio Ambiente no IFB: Pense em sustentabilidade com a gente!

Semana do Meio Ambiente no IFB: Pense em sustentabilidade com a gente!

Criado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 13h02 | Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 13h02 | Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 13h48 | Acessos: 898

Para a Semana do Meio Ambiente, que acontece de 2 a 5 de junho, uma série foi preparada para valorizar as boas práticas presentes em educação ambiental no Instituto Federal de Brasília. Mesmo com os impactos da pandemia, a preocupação com o nosso planeta se faz presente a cada pequena atitude.  Nos dez campi há sempre alguma importante conquista a ser contada, além de o IFB se destacar com mais de 40 projetos registrados nas áreas de pesquisa e extensão sobre a temática ambiental e, existirem investimentos estruturais da gestão como a instalação de placas fotovoltaicas nos campi.

Atuante no IFB nos últimos três anos, a Comissão IF Ambiental apresentou recentemente aos gestores o diagnóstico socioambiental relacionado à implantação da agenda A3P. "Os temas abordados nesse diagnóstico, como uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão de resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, compras públicas sustentáveis e construções sustentáveis, nos permitem evidenciar a atual situação da nossa instituição e orientar os próximos passos rumo à sustentabilidade", explica o professor Jorge Luiz da Silva, do IFB Campus Recanto das Emas, que preside a comissão no ano vigente.

O grupo espera dar continuidade ao planejamento apresentado à Reitoria e, a médio prazo, propor o lançamento de uma campanha de educação ambiental voltada ao público acadêmico para explicar os diferentes tipos de lixo que são produzidos e a melhor forma de coleta desses resíduos.

Conheça o que acontece hoje no IFB Campus Gama e, nas próximas publicações da série, nos campi Brasília, Estrutural, Planaltina e Samambaia, contado pelos representantes da Comissão IF Ambiental.

IFB Campus Gama — Professor Bernardo Miglio Costa

O que é feito hoje no seu campus para proteger o meio ambiente? Dê exemplos práticos dessa rotina.

No IFB Campus Gama  temos alguns servidores dedicados a separar recicláveis e destinar a cooperativas de reciclagem.

Quais atitudes em termos de educação ambiental são estimuladas entre a comunidade acadêmica?

Em ações pontuais são estimulados a deixar o ambiente melhor do que encontraram, seja trazendo algo de útil para a comunidade (exemplo: montagem de pracinhas de convivência), seja limpando um ambiente que visitam (limpeza de cachoeira), ou plantando árvores para restaurar uma paisagem natural.

Onde ainda é possível melhorar as práticas ambientais no seu campus

Ainda é possível melhorar na estruturação, integração profissional e perenidade das práticas.

Na sua opinião, qual o momento ou fato que mais representou o engajamento na área de educação do seu campus?

Há muitos momentos e fatos representativos direcionados por professores, técnicos e pedagógos no campus, como:

-  Ação de educação da professora de biologia Sueli, junto com a pedagoga Mércia, para educação de maneira ampla de alunos do ensino médio. As atividades tinham como meio a expressão artística e como fim a educação sexual, mas gerou uma educação integral;

- Seguindo o mesmo ideal educativo, a professora estabeleceu novas parcerias desenvolvendo projeto para controle da dengue no campus;

c) Projetos de gestão e educação ambiental no campus e;

d) Os projetos de pesquisa e extensão na preservação da nascente e ações comunitárias das comunidades da região dos córregos Crispim e Alagados.

Quais os principais tipos de lixo encontrados no seu campus, de acordo com as especificidades dos cursos ofertados por lá? Quais são considerados recicláveis ?

Há três fontes principais de resíduos: laboratoriais, escritório e alimentares. Nos laboratórios, temos os resíduos químicos (licenciatura em química) e os orgânicos (laboratório de alimentos). Os de escritório/salas são em maioria papéis, mas há alguns eletrônicos (periféricos de computador). Os alimentícios são os resíduos de lanches e almoço dos estudantes e servidores que levam suas refeições ao campus. Houve já bastante esforço (antes da pandemia) para fazer a compostagem dos resíduos orgânicos tanto da alimentação quanto das práticas dos laboratórios de alimentos, que precisamos retomar. Hoje os resíduos de escritório (papéis) são destinados à cooperativa em Santa Maria.

Sobre o IFAmbiental

É uma comissão que se propõe a sugerir e promover ações para redução e/ou correto encaminhamento de resíduos, bem como a educar ambientalmente nossa comunidade. É formada por servidores representantes de todas as unidades do Instituto Federal de Brasília, com o propósito de multiplicar e promover experiências bem sucedidas nos dez campi. Serão promovidas pesquisas, ações intercampi e lançadas campanhas sobre o tema educação ambiental.

Quer saber mais, entre em contato e conheça o representante do seu campus, que pode apoiar suas iniciativas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.