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Ensino

Criado: Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 10h55 | Publicado: Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 10h55 | Última atualização em Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 11h03 | Acessos: 21626

Apresentação

Compreende-se o ensino como toda atividade que promova a aprendizagem, ou seja, “qualquer processo que, em organismos vivos, leve a uma mudança permanente em capacidades e que não se deva unicamente ao amadurecimento biológico ou ao envelhecimento”. O autor adverte que toda aprendizagem ocasiona a integração de processos externos, relacionados à “interação entre o indivíduo e seu ambiente social, cultural ou material” e aos processos psicológicos internos, que se relacionam à elaboração e aquisição do conhecimento (Illeris,  2013, 17).

A política para o ensino, no IFB, tem sido estruturada a partir da perspectiva de formação integral para a cidadania e considera alguns elementos como imprescindíveis para o processo formativo: a) o mundo do trabalho e a compreensão dos aspectos econômico, social, ambiental, histórico, político e cultural das ciências, das tecnologias e das artes; b) a interdisciplinaridade como eixo integrador entre a prática profissional, os conhecimentos gerais e específicos, de maneira a garantir o embasamento das diferentes tecnologias presentes nos diversos setores produtivos; c) a ética como norteadora da prática educacional e profissional voltada para o discernimento de decisões que permeiam o individual e o social. No IFB, entende-se que o ensino é desenvolvido por meio de currículos integrados de maneira que o estudante seja levado a compreender a realidade em que vive, e enxergar-se integrante dessas estruturas sócio-históricas e seja capaz de, não somente ser transformado por elas, como também transformá-las. Nesse sentido, os conhecimentos se desenvolvem por meio da relação estabelecida entre o estudante, o curso e a sociedade, de forma que possa agir socialmente como cidadão crítico. O processo de ensino nessa perspectiva, por conseguinte, desenvolve-se por meio da articulação e a indissociabilidade entre este, a pesquisa e a extensão. As atividades, projetos e programas das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura e de Pesquisa e Inovação se integram às atividades de ensino de todos os cursos do IFB, como, por exemplo, o Programa de Iniciação Científica, o Projeto de Integração Pesquisa e Ação (PIPA), entre outros.

Confira o Projeto Pedagógico Institucional do IFB.

 

Perguntas Frequentes

 

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