Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Estude no IFB > Processo Seletivo > Inscrições Encceja 2023 estão abertas
Início do conteúdo da página

Inscrições Encceja 2023 estão abertas

Criado: Segunda, 22 de Mai de 2023, 17h32 | Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2023, 17h32 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2023, 15h57 | Acessos: 2613

Interessados em obter seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio pelo IFB terão até o dia 2 de junho para efetuar a sua inscrição.

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 estão abertas até o dia 2 de junho para jovens e adultos que ainda não concluíram o ensino fundamental ou médio em idade própria. As idades mínimas de inscrição são de 15 anos para ensino fundamental e 18 anos para ensino médio.

Para realizar a inscrição, interessados deverão acessar o Sistema Encceja através do login único da plataforma on-line gov.br. As provas, compostas por 60 questões objetivas e uma redação, serão realizadas no dia 27 de agosto nos turnos da manhã e da tarde. Aos candidatos que não faltaram à última edição a inscrição é gratuita.

Entre outras finalidades, a nota da prova do Encceja serve aos jovens e adultos que não concluíram o ensino médio em idade própria para solicitar seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio. O Instituto Federal de Brasília está entre os órgãos que os candidatos podem procurar para retirar seu certificado.

Para isso, o solicitante deverá apresentar declaração parcial de proficiência, caso consiga as notas mínimas em uma ou mais áreas do conhecimento em uma mesma edição, mas não em todas as áreas, ou certificado de conclusão, caso consiga nota mínima em todas as áreas do conhecimento e na redação, em uma ou em mais edições dos exames.

Mais informações podem ser encontradas no Portal do IFB pela internet ou através deste link.

A partir desta edição, a prova contará com melhorias na correção dos cartões-resposta e da redação para portadores de deficiência visual e autismo. Candidatos que já enviaram documentação comprobatória no ano anterior não precisam fazer o envio dos documentos novamente. Além disso, participantes que optarem por tratamento por nome social e que já tiverem nome cadastrado pela Receita Federal também não precisam fazer envio de comprovante. O prazo de solicitação de todos os serviços acima também é o dia 2 de junho.

Fim do conteúdo da página