Página inicial > São Sebastião > Notícias > Campus São Sebastião – uma história construída com espírito de equipe

Campus São Sebastião – uma história construída com espírito de equipe

Criado: Terça, 10 de Dezembro de 2013, 17h45 | Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2013, 17h45 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2013, 15h29 | Acessos: 4226

Em julho de 2011, foi autorizado o funcionamento do Campus São Sebastião. Sem espaço definitivo para ser instalado, o Centro de Ensino Fundamental Miguel Arcanjo foi escolhido para que as atividades do campus fossem iniciadas.

A oportunidade de instalar os cursos do Instituto Federal de Brasília (IFB) naquela escola surgiu por meio de uma parceria com a direção do colégio. As aulas no Miguel Arcanjo aconteciam pelos períodos matutino e vespertino e o IFB poderia oferecer seus cursos durante o período noturno.

Com apenas 4 professores em exercício no campus, foi organizado um processo seletivo simplificado para a contratação de mais 13 professores temporários. Assim, em 11 de outubro de 2011,  o Campus São Sebastião começa a oferecer os primeiros cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para a comunidade de São Sebastião. Foram os cursos FIC de Auxiliar de Secretariado e Auxiliar Administrativo. Nesse período também se iniciou a construção dos planos dos cursos técnicos em Secretariado e em Secretaria Escolar.

No início, o campus contava com as 16 salas de aula do CEF Miguel Arcanjo e uma sala de apoio na própria escola. Na reitoria, funcionavam 2 salas para as atividades administrativas do campus. Ainda em 2011, graças à parceria com a Administração Regional de São Sebastião, foi possível a instalação de mais três salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, almoxarifado e duas salas de atendimento, no Centro de Múltiplas Funções, localizado na mesma avenida do colégio.

No primeiro semestre de 2012, o Campus São Sebastião já oferecia vagas em seis cursos de formação inicial: Inglês Básico, Espanhol Básico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Secretariado, Auxiliar de Secretaria Escolar e Vendas. Logo em seguida, foi oferecido o curso FIC semipresencial de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas no Ambiente do Trabalho com a parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e dos Correios. Foi também nesse semestre que o FIC de Cuidador de Idosos teve início.

Para o diretor-geral do campus, Rodrigo Mendes, o clima organizacional da equipe de São Sebastião é responsável pelo sucesso das atividades desenvolvidas ali. “Mesmo sem ter um espaço definitivo, contamos muito com a compreensão e o empenho de professores e alunos”. Rodrigo ainda destaca o esforço de cooperação dos professores nas primeiras divulgações de cursos oferecidos pelo campus. “Até panfleto na rodoviária nós fomos distribuir”, relembrou.

Atualmente o Campus São Sebastião oferece, além dos cursos FIC, dois cursos técnicos (Secretaria Escolar e Secretariado) e cursos pelos programas Profuncionário e Pronatec. As aulas do primeiro curso de graduação do campus, a Licenciatura em Letras – Português, começa no primeiro semestre de 2014. A entrega do espaço definitivo do Campus São Sebastião está prevista para o segundo semestre de 2014.