Página inicial > Brasília > Professora do curso de Dança do IFB participa de Congresso Internacional nos Estados Unidos

Criado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 09h58 | Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 09h58 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2015, 12h16 | Acessos: 1686

A professora do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília (IFB) Cinthia Nepomuceno está participando da “Fifth International Conference on the Ancient Novel”, conferência internacional de literatura que começou ontem no Texas, Estados Unidos. No evento, estão profissionais de todo o mundo para debater os vários usos e formas de olhar para o texto antigo.

Professora no curso de Licenciatura em Dança do Campus Brasília 2010, Cinthia e o professor Marcos Mota, da Universidade de Brasília (UnB), estão representando o Brasil com um artigo desenvolvido no Grupo de Pesquisa do IFB “Coletivo Transcoreográfico”.

A proposta do trabalho apresentado pelos professores no último dia 30 de outubro nos Estados Unidos consistiu em analisar a sensibilização e a percepção dos alunos de dança em relação a timbres e ritmos sonoros. Para isso, o professor Marcos Mota utilizou trechos de tragédias gregas e transformou-os em música, em audiocenas.

Os alunos, então, por meio dos audiocenas, reproduziam, nas dinâmicas lideradas pela professora do IFB, as cenas das tragédias, de forma muito semelhante, mesmo sem saberem previamente a história que havia por trás daqueles sons.

No congresso, os professores puderam compartilhar os resultados dos estudos com profissionais de todo o mundo. Marcos falou sobre a parte musical e o processo de transcrever o texto para música, enquanto Cinthia abordou em sua participação o processo inverso, o de descobrir a partir da música do que se trata o texto.

“Sei que essa nossa participação irá agregar muito ao corpo discente do IFB. Primeiro porque vou levar imagens deles, mostrar eles dançando. Estão muito orgulhosos de terem feito parte dessa pesquisa. E, segundo, porque na volta poderei trazer muitas informações que vou aprender lá. O congresso é uma troca entre acadêmicos, estudiosos e artistas do mundo todo; será um aprendizado muito rico”, afirmou Cinthia Nepomuceno, antes de embarcar para os EUA.

Confira, abaixo, as publicações do trabalho:

Revista completa
Link para o resumo
Link direto para o artigo