Página inicial > Brasília > Professora de Língua Portuguesa do IFB participa de Simpósio Mundial na Itália

Professora de Língua Portuguesa do IFB participa de Simpósio Mundial na Itália

Criado: Sexta, 16 de Outubro de 2015, 13h52 | Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2015, 13h52 | Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2015, 12h06 | Acessos: 1329

A professora de língua portuguesa do Curso Tecnólogo em Gestão Pública do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), Cleide Lemes da Silva Cruz, participou do V SIMELP “Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa”, entre os dias 8 a 11 de outubro de 2015, na cidade de Lecce-Itália, com apoio da FAP-DF.

A professora do Campus Brasília representou o Instituto Federal de Brasília com um artigo desenvolvido durante o doutorado na UnB vinculado às linhas de pesquisa: Léxico e Terminologia (Centro LexTerm-LIP-UnB) e Pesquisa Terminológica no IFB (CBRA-IFB).

O trabalho apresentado, no último dia 09 de outubro, na Itália, demonstrou a proximidade das Normas Brasileiras de Regulamentação ((NBR 6502/1995 e 10703/1989) da  área da Engenharia Civil com os dicionários de língua comum. Esta pesquisa foi desenvolvida durante o doutorado e culminou com a publicação de um artigo científico na revista Confluência, número 43, 2º semestre de 2012 (Qualis A-2).  Neste simpósio, a pesquisadora apresentou outra faceta da análise, o estudo do comportamento das remissões no Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa (2009) e no Novo Dicionário Aurélio, com vistas a que se compreenda, comparativamente, como as remissões ocorrem nas Normas Brasileiras de Regulamentação.

“Ser representante de um Instituto Federal brasileiro no simpósio foi de grande valia porque comprova que nossa instituição desenvolve pesquisa de qualidade e interesse internacional na área da linguagem, que muitas vezes é prescindida em relação às áreas técnico-profissionais”. Como teoria, a terminologia, subárea da Linguística, afirma Cleide Lemes da Silva Cruz, explica o relacionamento entre conceitos e termos especializados, presentes em todos os cursos do IFB.

No congresso, os professores puderam compartilhar os resultados dos estudos com profissionais de todo o mundo, principalmente Portugal, onde diversas pesquisa ocorrem nos Institutos Politécnicos, similares aos Institutos Federias brasileiros. A concepção do simpósio foi congregar estudiosos da língua portuguesa de todo o mundo – pelo que se refere à divulgação, ao ensino e à pesquisa – nas áreas da língua, da linguística, da literatura, da tradução e da cultura.

Confira, abaixo, as publicações do trabalho: