Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Perspectivas sobre questão racial no Brasil marcam início dos debates da IV Sernegra
Início do conteúdo da página

Perspectivas sobre questão racial no Brasil marcam início dos debates da IV Sernegra

Criado: Quinta, 05 de Novembro de 2015, 12h33 | Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2015, 12h33 | Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2015, 14h43 | Acessos: 1813

A conferência com o tema “Diálogos e Perspectivas sobre a questão racial no Brasil” abriu os debates da IV Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (Sernegra) do Instituto Federal de Brasília (IFB) e do II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Centro-Oeste.

Na manhã desta quinta-feira, 5 de novembro, o trabalho aconteceu no auditório do Campus Brasília do IFB e foi comandado pelo professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, Paulino Cardoso, doutor em História e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN).

O conferencista realizou um panorama da luta antirracista no Brasil, contextualizando os principais movimentos e suas respectivas bases teóricas, além dos desafios que se impõem aos partidos políticos, organizações sociais e Poder Público.

Antes da conferência, foi exibido o filme-documentário “Elas Falam”, que mostra a experiência de professoras negras do Distrito Federal e traz à tona a identidade, a forma de pensar, de agir e dá voz à memória delas. A diretora do documentário, Renata Parreira, coordenadora de Educação em Diversidade da Secretaria de Educação do Distrito Federal, compôs e mesa e também contribuiu com o debate.

Após a fala do conferencista, foi aberto o momento de perguntas para o público presente, mediado pela professora da Universidade de Brasília, Renísia Cristina Garcia Filice, diretora acadêmica da ABPN e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros-NEAB/UnB.

 

Programação

O IV Sernegra segue até o próximo domingo, 8. O evento continua na tarde desta quinta com Grupos de Trabalhos e Oficinas. Clique aqui e acesse a programação completa.

Fim do conteúdo da página