Perspectivas sobre questão racial no Brasil marcam início dos debates da IV Sernegra
A conferência com o tema “Diálogos e Perspectivas sobre a questão racial no Brasil” abriu os debates da IV Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (Sernegra) do Instituto Federal de Brasília (IFB) e do II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Centro-Oeste.
Na manhã desta quinta-feira, 5 de novembro, o trabalho aconteceu no auditório do Campus Brasília do IFB e foi comandado pelo professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, Paulino Cardoso, doutor em História e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN).
O conferencista realizou um panorama da luta antirracista no Brasil, contextualizando os principais movimentos e suas respectivas bases teóricas, além dos desafios que se impõem aos partidos políticos, organizações sociais e Poder Público.
Antes da conferência, foi exibido o filme-documentário “Elas Falam”, que mostra a experiência de professoras negras do Distrito Federal e traz à tona a identidade, a forma de pensar, de agir e dá voz à memória delas. A diretora do documentário, Renata Parreira, coordenadora de Educação em Diversidade da Secretaria de Educação do Distrito Federal, compôs e mesa e também contribuiu com o debate.
Após a fala do conferencista, foi aberto o momento de perguntas para o público presente, mediado pela professora da Universidade de Brasília, Renísia Cristina Garcia Filice, diretora acadêmica da ABPN e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros-NEAB/UnB.
Programação
O IV Sernegra segue até o próximo domingo, 8. O evento continua na tarde desta quinta com Grupos de Trabalhos e Oficinas. Clique aqui e acesse a programação completa.
Redes Sociais