Página inicial > Brasília > Ex-morador de rua consegue vaga no IFB

Ex-morador de rua consegue vaga no IFB

Criado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 18h03 | Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 18h03 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 14h38 | Acessos: 3260

“IFB não deixe que meu sonho seja interrompido pela rua”, foi assim que os moradores do Distrito Federal conheceram a história do baiano Plínio do Carmo, 25 anos. Em janeiro deste ano, após perder o prazo de inscrição por estar em situação de rua, o jovem criou um abaixo-assinado online para ganhar uma vaga no curso de Tecnologia em Gestão Pública no Instituto Federal de Brasília (IFB).

Porém, por ser uma instituição pública, o departamento de processo seletivo do IFB informou que a instituição deve seguir princípios básicos da administração pública como a impessoalidade e a legalidade em suas ações.

Ainda de acordo com os responsáveis, Plínio se inscreveu para o Processo Seletivo para ingresso no 2º semestre de 2015 que, segundo o edital, é válido apenas para o preenchimento das vagas ofertadas para o semestre a que ele se refere.

A coordenação ainda informou que para ingressar no 1º semestre de 2016, é necessário estar inscrito no Processo Seletivo vigente. Assim, não há como ser realizada a matrícula dele no edital, já que a matrícula de uma pessoa que não se inscreveu no processo seletivo e não foi convocada para matrícula, compromete a lisura e a legalidade do processo seletivo.

Mas o reitor do IFB, Wilson Conciani, não queria que o sonho de Plínio fosse interrompido. Conciani informou que o instituto estava de portas abertas para recebê-lo e que haveria cursos com matrículas abertas, que são preenchidas por ordem de chegada, em cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos.

O ex-morador de rua se interessou no curso Técnico em Serviços Públicos, do Campus Brasília. Curso que abriu vagas remanescente na última quarta-feira, 17 de fevereiro.

Mesmo não sendo prática comum para quem pretende estudar no instituto, Plínio dormiu na porta do campus para garantir sua vaga. Após matricular-se, ele retornou no mesmo dia para assistir sua primeira aula.

Alegre e motivado, Plínio conta que está feliz por conseguir estudar. “Graças a Deus, o IFB está me proporcionando esse curso para que eu me aperfeiçoe para o mercado de trabalho”, comemora. Mas o estudante não pretende parar por aí. “Este ano vou fazer novamente o Enem para tentar conseguir entrar no curso de gestão pública. Em seguida, pretendo buscar um emprego na área. Isso tudo para que eu não venha voltar a ficar em situação de rua”, planeja.

Devido a sua história ter saído em jornais e na TV, o estudante é popular entre os professores e os colegas, que pedem até para tirar foto com ele.

O rapaz conta que sua mãe só soube da situação de rua dele quando saiu na imprensa. “Hoje eu falo todos os dias com ela. Quando eu liguei para ela hoje e contei que estava matriculado no IFB, ela me parabenizou e disse que estava orgulhosa de eu conseguir realizar meu sonho”, relata.

Durante a mobilização nacional da Educação para o combate ao mosquito Aedes aegypti, nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, Plinio esteve no Campus Samambaia e entregou o abaixo-assinado para o reitor. Wilson se solidarizou e deu boas-vindas ao estudante. “É um prazer tê-lo como aluno da Instituição. Esperamos que a sua história seja igual a de outros estudantes do IFB, que realmente mudam de vida graças à educação. O IFB oferece, inclusive, diversas formas de auxílios e bolsas para estudantes que apresentam situação de vulnerabilidade social”, explicou.

Conheça a história de Plinio

Assim que concluiu os estudos básicos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 2014, Plínio do Carmo prestou o Enem com o objetivo de buscar uma vaga em uma graduação pública. Plínio utilizava o período da noite para estudar, e obteve resultado. Ele foi aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de tecnologia em gestão pública do IFB para ingresso no segundo semestre de 2015.

Mas Plínio não conseguiu manter o emprego e o aluguel. A solução foi morar na rua. Sem endereço fixo para receber correspondência ou ter acesso à internet, ele só descobriu que passou no curso que queria depois do término das inscrições.

Há três meses, ele ganhou uma chance no projeto Revista Traço, que dá oportunidade para que pessoas em situação de rua tenham uma renda e voltem a ter onde morar. Graças a isso, Plínio deixou as ruas. Foi quando viu o e-mail do IFB e voltou a correr atrás dos seus sonhos.

Charge.org

A Change.org é uma plataforma para ativismo on-line com o objetivo de reivindicar direitos que estejam sendo violados ou propor uma solução para algum problema que afete indivíduos ou comunidades. Clique aqui e acompanhe o abaixo-assinado de Plínio