Página inicial > Brasília > IFB promove Semana Acadêmica de Dança Educação Brasil-Dinamarca

IFB promove Semana Acadêmica de Dança Educação Brasil-Dinamarca

Escrito por Déborah Queiroz da Silva | Criado: Terça, 08 de Março de 2016, 17h02 | Publicado: Terça, 08 de Março de 2016, 17h02 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 16h36 | Acessos: 4059

O Departamento de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília (IFB) participa, entre os dias 14 e 19 de março, da semana acadêmica de Dança Educação Brasil-Dinamarca. O encontro é promovido em parceria com o Instituto de Artes (UnB) e a Escola Nacional Dinamarquesa de Artes Performáticas (DNSPA). Alunos, professores e a comunidade poderão participar de atividades voltadas à dança. As inscrições serão feitas por ordem de chegada, nos dias de cada evento.

O evento tem como objetivo que alunos e professores destas instituições possam se encontrar, colaborar e criar bases para o fortalecimento do ensino e da pesquisa da dança/educação em ambos os países. Serão oferecidas também atividades para a comunidade com palestras e oficinas, no Campus Brasília do IFB e no Campus Universitário Darcy Ribeiro (UnB).

Laboratórios Twin

Os laboratórios Twin irão formar o núcleo da semana acadêmica de Dança Educação Brasil-Dinamarca. Serão feitos quatro grupos compostos por um bailarino e um músico dinamarquês, cinco músicos do departamento de música da UnB e seis estudantes do Lidança. Neles, os participantes vão explorar possibilidades de colaboração entre música e dança. Eles acontecerão no período da tarde e funcionarão como pontos de encontro de criação artística e acadêmica.

Esses grupos poderão começar a colaborar via internet trocando ideias através de textos, músicas, vídeos, ou até mesmo criando coreografias juntos. O objetivo é reforçar o conceito de Twinning, que na dança representa uma maneira de trabalhar compartilhando habilidades, competências e conhecimentos entre pessoas de culturas diferentes para gerar diálogo e novos conhecimentos.

Programação - Atividades abertas à comunidade

Dia 14 de Março, 18h

Campus Brasília (IFB) - Miniauditório

Abertura oficial do Encontro

Palestra de Kim Helweg - DNSPA

Colaboração entre programas de Música e Dança

Como construir colaborações entre programas educacionais de música e dança.

Dia 15 de Março, 10h no IFB

Campus Brasília (IFB) - Miniauditório

Palestra com Laura Navndrup Black - DNSPA

A Criança como uma Colaboradora Artística.

Uma palestra fundamentada no projeto pratica-como-pesquisa ‘The Child and I’ (A Criança e Eu), que investiga as possibilidades, aberturas e estancamentos que aparecem quando a criança é considerada como uma colaboradora artística em parceria com o artista adulto.

Dia 17 de Março, 8h15

Campus Brasília (IFB) - Sala 101 C

Oficina Com Eloisa Rosa (IFB)

Danças do Brasil: por uma ancestralidade Bantu

A aula terá como proposta a vivência com a ancestralidades Bantu dos batuques brasileiros. Em sua metodologia, há a proposta de pensamento de aula de dança pelas vias da ancestralidade e sua corporeidade.

Dia 17 de Março, 10h no IFB

Campus Brasília (IFB) - Sala 101 C

Oficina com Laura Navndrup Black - DNSPA

Dança Criativa para Criança.

Uma oficina, que introduz métodos criativos e coreográficos interessantes e acessíveis para todos.

Dia 17 de Março, 15h

Departamento de Música da UnB

Oficina de Kim Helweg - DNSPA

Choreomusical Practice - history and analysis

Choreomusical (música dança): Um desenvolvimento histórico autônomo na História da Arte. Faremos uma análise por meio de exemplos de coreografias pós-modernas.

Dia 18 de Março, 10h

Departamento de Artes Cênicas UnB

Oficina com Prof. Giselle Rodrigues -UnB e Glauber Coradesqui.

AISTHESIS conversa sobre o modo de criar

Dia 18 de Março, 18h30

Apresentação dos Trabalhos dos TWIN LABS.

Mostra dos resultados dos quatro ateliês/laboratórios desenvolvidos durante o encontro.