IFB inaugura laboratório de Gyrotonic®
Foi inaugurado hoje, dia 18 de março, no Instituto Federal de Brasília (IFB), o primeiro laboratório de Gyrotonic® em uma instituição de ensino do Brasil. Foram realizadas atividades demonstrativas e de apresentação do espaço para a comunidade interna e externa.
Gyrotonic® é um sistema baseado em seis movimentos básicos da coluna vertebral, que trabalha o corpo com uma globalidade. Sua prática é recomendada para a reabilitação de lesões, potencialização de movimentos para a prática de esportes em geral, e a aplicação aos diversos tipos de expressões em dança.
De acordo com o coordenador do laboratório, o professor Diego Pizarro, este é um espaço inovador para os cursos de dança no Brasil. “É um método complexo. Para a dança, em geral, é um exercício super indicado, já que seu desenvolvimento foi inspirado por várias técnicas de dança. O objetivo com este laboratório é efetivar a integração do tripé ensino, pesquisa e extensão e se aprofundar em toda a potencialidade que este método em específico pode oferecer. Queremos trabalhar com projetos inovadores na área de pesquisa em dança”, afirma.
Neste semestre inaugural do laboratório, 20 alunos do curso de licenciatura em dança do IFB praticam Gyrotonic® como uma disciplina optativa da grade curricular. Mas há planos de estender as aulas para a comunidade. “Temos uma gama de projetos em planejamento. Queremos desenvolver a pesquisa, ampliar as aulas para a comunidade interna do IFB e futuramente abrir para a comunidade externa na oferta de cursos de extensão e outros formatos. Mas cada coisa em seu tempo. O importante é frisar que o laboratório que coordenamos é da comunidade de Brasília”, explica.
As demonstrações contaram também com a presença da treinadora Kênya Sampaio, proprietária de um de estúdio Gyrotonic® em Brasília. A instalação do laboratório é parte do Programa de Extensão, subsidiado pelo edital MEC/SESu PROEXT 2015, “As Peles Comunitárias do Dançarino Contemporâneo: integrando os sentidos, a somática e o figurino no contexto artístico-educacional da Educação Profissional e Tecnológica".
Redes Sociais