Com auditório lotado, Campus Brasília realiza a primeira sessão do Cine Debate: Pessoa com Deficiência
Nessa quarta-feira, 6 de abril, foi realizado a primeira sessão do Projeto “Cine Debate: Pessoas com Deficiência”. O encontro aconteceu no miniauditório do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB).
Na ocasião, foi exibido o filme “A família Bélier”, que conta sobre a realidade de uma família de surdos e sua única filha ouvinte, que acaba de tornando de intérprete da família. A especialista convidada dessa sessão foi a professora do campus Renata Cristina Fonsêca de Rezende que contextualizou, com o auxílio das intérpretes Simone Moura e Cássia Carvalho, sobre sua vida como surda.
O encontro contou com a presença de familiares e alunos dos cursos técnicos Integrado Subsequentes e Superior. Entre os assuntos, foram debatidos, por exemplo, Libras como segunda língua oficial do Brasil e a diferença entre surdo e mudo.
O projeto
A mostra faz parte de um projeto de extensão, realizado em parceria com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE), e encabeçado pelas professoras Gabriela de Andrade, Queila Pahim e Stella Carvalho.
O projeto pretende realizar a exibição de um filme, uma vez por mês, abordando a realidade de alguma deficiência, seguido de um debate com a presença de especialista, familiares, comunidade, alunos e professores. Gabriela, coordenadora do projeto explicou que a intenção é tornar a política de educação inclusiva mais efetiva e profícua no Campus Brasília.
A próxima sessão do "Cine Debate: PcD" acontecerá no dia 28 de abril, às 15h30. O tema dessa sessão será dislexia, com a exibição do filme “Como estrelas na Terra”. Em breve serão divulgadas mais informações.
Redes Sociais