Sernegra 2016 abre inscrições para propostas de Seções Temáticas
Está aberto, até o dia 02 de junho, o prazo para envio de propostas de Seção Temática para o Simpósio da V Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça do IFB. A quinta edição do SERNEGRA propõe trazer para o debate e para a luta antirracista no Brasil a Teoria Decolonial, ainda não muito divulgada entre nós. Os interessados devem encaminhar a proposta preenchendo o formulário eletrônico.
Fundada no trabalho de pensadores negros como Franz Fanon e Amílcar Cabral, a Teoria Decolonial vem construindo na última década uma interpretação libertária da América Latina centrada no enfrentamento da desigualdade racial, que é vsita como intrínseca à modernidade/colonialidade.
Abordando três eixos centrais: a colonialidade do poder, do saber e do ser, a decolonialidade tem se debruçado sobre questões como a geopolítica do poder, a colonialidade epistemológica, a possibilidade de uma arte e de uma pedagogia decolonial, entre outras.
O simpósio SERNEGRA 2016 estará especialmente, mas não exclusivamente, aberto a propostas de Seções Temáticas próximas, ou que queiram se aproximar, ao debate decolonial e às suas abordagens sobre gênero e raça. Outras propostas não necessariamente envolvidas com o debate decolonial também poderão ser aceitas nesse espaço de discussão acadêmica plural e não hierárquico que tentamos construir a cada ano.
Antigos(as) e novos(as) parceiros(as) estão convidados(as) a apresentarem, até o dia 02 de junho, suas propostas de Seção Temática para o Simpósio SERNEGRA 2016 e a nos ajudarem, mais uma vez, a construir esse espaço.
O SERGEGRA 2016 ocorrerá entre os dias 20 e 23 de novembro de 2016.
Acesse o formulário eletrônico e envie sua proposta até o dia 02 de junho.
Redes Sociais