Página inicial > Brasília > IFB marca presença em lançamento de conjuntos de aplicativos digitais para surdos

Criado: Sexta, 06 de Mai de 2016, 16h44 | Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2016, 16h44 | Última atualização em Sexta, 06 de Mai de 2016, 16h56 | Acessos: 1874

Nesta quinta-feira, 5 de maio, foi lançado, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), a Suíte VLibras, um conjunto de softwares públicos, desenvolvidos totalmente em código aberto, que traduzem textos e vídeos do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na solenidade, as professoras do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), Katia Palomo e Renata Cristina Rezende, participaram do Painel “Comunicação em Libras – a Evolução da Língua de Sinais, Formalização e Convergência”. Na oportunidade, as docentes apresentaram a pesquisa – desenvolvida com alunos surdos da Área de Gestão e Negócios da unidade – intitulada “A identificação de termos técnicos utilizados pela área de Gestão e Negócios e seu reconhecimento na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)”.

O painel contou, ainda, com a participação da professora da Universidade de Brasília (UnB), Patrícia Tuxi, e da Tanya Amara Felipe de Souza, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

VLibras

A solução tem objetivo de simplificar e promover o acesso à informação para 9,5 milhões de brasileiros que possuem deficiência auditiva e pode ser baixada gratuitamente no Portal do Software Público Brasileiro (SPB).

Ao utilizar as ferramentas, os surdos reduzem as barreiras de comunicação na web. A Suíte VLibras possui atualmente um dicionário com mais de 11 mil termos, que pode ser ampliado e aperfeiçoado pela comunidade de deficientes auditivos. O conjunto de soluções públicas permite ainda a tradução de vídeos digitais para a língua de sinais pela ferramenta Vlibras-Vídeo.

Uma das novidades da última versão da Suíte VLibras é a WikiLibras, ferramenta que permite aos usuários colaborarem com a construção do dicionário em Libras. Com a solução, a comunidade de surdos pode ensinar o Ícaro, o avatar do VLibras, a fazer um sinal e corrigir outro que esteja errado.

A iniciativa é uma parceria do MP com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Câmara dos Deputados.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Planejamento