Página inicial > Brasília > Centro Acadêmico de Dança realiza Oficina de Iniciação e Aproximação ao Butoh

Centro Acadêmico de Dança realiza Oficina de Iniciação e Aproximação ao Butoh

Criado: Quarta, 11 de Mai de 2016, 13h46 | Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2016, 13h46 | Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2016, 13h46 | Acessos: 2336

O Centro Acadêmico de Dança (CADAN) do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) realiza, no próximo dia 4 de junho, das 9h às 12h, a “Oficina e Aproximação ao Butoh”.

O objetivo da oficina é conhecer, praticar e refletir sobre a dança Butoh a partir de uma atividade de apresentação e histórico da dança, preparação Corpo x Imaginário e caminhada performática. A atividade será ministrada por Tiago Ianuck, estudante do curso de Licenciatura em Dança.

A prática da oficina buscará oferecer uma vivência introdutória com a dança Butoh a partir da exposição de materiais (fruição), atividades corporais (produção) e reflexões (contextualização).

As inscrições já estão abertas (clique aqui e faça sua inscrição agora). Serão recepcionadas 30 inscrições, sendo 20 participantes e outras 10 como lista de espera. A oficina será acompanhada pela professora Cinthia Nepomuceno Xavier e terá carga horária, certificada pelo CADAN, no total de 4h.

O Butoh

O Butoh é uma dança que surgiu no Japão, na década de 40, quando o país sofria uma invasão cultural por parte do ocidente e que contém ações teatrais e performáticas.

Segundo um dos criadores da dança, Kazuo Ohno, “Butoh é uma das mais arrojadas formas de dança contemporânea. Expressa ao mesmo tempo tantas ideias diferentes que é impossível defini-la. Ela somente choca e surpreende”.