Página inicial > Brasília > Do IFB para Berlim

Do IFB para Berlim

Criado: Quinta, 12 de Mai de 2016, 06h37 | Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2016, 06h37 | Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2016, 10h40 | Acessos: 2807

Do Instituto Federal de Brasília (IFB) para a Escola de Artes Staatliche Ballettschule, em Berlim. Foi esse o caminho feito pela estudante Camila Carvalho Sad e pela recém-formada Daniela Guilherme Amorim, ambas do curso de Licenciatura em Dança do Campus Brasília do IFB.

As duas participaram, durante 30 dias, na instituição alemã, de um curso com orientações pedagógicas e metodológicas direcionadas para a dança infantil.

“Participamos das aulas de dança infantil da professora Frau Grafe. Pudemos observar o seu método de trabalho e ministrar aulas para as crianças sob a sua supervisão. Tivemos também a oportunidade de observar outras aulas de dança para bailarinos na Escola, com preferência nas aulas de condicionamento físico e de musicalidade, mas também aulas de ballet”, conta Daniela, que colou grau, no curso superior do IFB, dias antes da viagem para Berlim.

A professora do curso de Licenciatura em Dança, Edna Carvalho – que também está em Berlim para participação em estudos de Doutorado – conta que o aperfeiçoamento das estudantes visa a atuação delas no Projeto Educar Dançando, um projeto de inclusão social, que oferece aulas de dança para crianças de baixa renda que moram em áreas de risco no Distrito Federal.

“Elas fizeram um estágio supervisionado com uma professora da escola, com a perspectiva de atuar no ‘Educar Dançando’”. O projeto, que é idealizado pela professora Edna, tem a parceria da escola alemã e apoio do IFB.

Perspectivas

De volta ao Brasil, Daniela acredita que a experiência adquirida nesse período que viveu na Alemanha trará novas possibilidades de trabalho em sala da aula, além de reflexões sobre o que pode ser adaptado à realidade brasileira.

“Certamente essa experiência acrescentará muito profissionalmente ampliando minha visão. Estamos em constante movimento e novas experiências nos impulsionam pessoal e profissionalmente. Aproveitarei muito do que vivi para a minha vida e meu trabalho”, finaliza Daniela.