Página inicial > Brasília > Alunos do EMI Informática formam grupo de teatro

Alunos do EMI Informática formam grupo de teatro

Criado: Sexta, 20 de Mai de 2016, 17h00 | Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2016, 17h00 | Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2016, 18h15 | Acessos: 1210

Por iniciativa de 25 alunos do 1º ano A do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, no dia 12 de maio, foi criado oficialmente o primeiro grupo de teatro do Campus Brasília. O grupo, formado sob a coordenação do professor Robson Roen, teve a aula inaugural na sala 108 D. Os encontros serão todas às quintas na sala 206 A, e servirá como local para reuniões e armazenamento de material, e o palco do auditório principal do CBRA servirá para os ensaios e oficinas.

No primeiro encontro, foram definidas as normas de funcionamento do grupo, inclusive com a definição de que, para permanência nele, os membros devem sempre garantir a média mínima em todas as componentes do curso, serem pontuais e assíduos nas aulas, além, é claro de manter viva a paixão pelo teatro.

A primeira série de oficinas será sobre "corpo e voz", ministradas pela professora de Artes Cênicas, Alzira Maria Guitierre. Artística Plástica conceituada, a professora atua na Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal há mais de 20 anos. Ela colaborará também para montagem da primeira peça, que será, provavelmente, “Anjo Negro” de Nelson Rodrigues, com estreia prevista para novembro de 2016.

O grupo também é acompanhado de perto pela coordenadora pedagógica, Ana Roberta Crisóstomo de Morais e tem como madrinhas as pedagogas Soraya Cortizo e Rubia da Silva. “Não medimos esforços para o sucesso dessa trupe que, temos certeza, fará de nosso Instituto uma Ribalta iluminada”, afirma o professor Robson Roen.

Merde

O grupo foi batizado de “Merde”, expressão que surgiu na França no século XIX, e faz uma referência ao sucesso da peça. Naquele tempo, as pessoas se deslocavam em charretes e, por isso, havia um trânsito muito grande de cavalos, o que consequentemente resultava em muitas fezes encontradas pelo caminho. Essa palavra pode ser considerada um mantra, uma espécie de ritual usado pelos atores antes de suas apresentações, e é muita usada atrás das cortinas.