Especialistas discutem violência doméstica em evento no IFB
Nesta quarta-feira, 15 de junho, estudantes do curso Técnico em Eventos do Instituto Federal de Brasília (IFB) promovem uma mesa-redonda sobre violência doméstica, com ênfase nos atos contra a mulher. Gratuito, o evento compõe o I Ciclo de Oficinas e Palestras do curso e será realizado das 9h às 11h30, no auditório do Bloco C, do Campus Brasília.
Por conta da limitação do espaço, as inscrições se encerram nesta terça, 14. Os interessados podem se registrar até as 14h, por meio do formulário. Os participantes receberão certificado de comparecimento e participação.
Intitulado “Contorno Atuais da Violência Doméstica”, o encontro conta com a presença de especialistas que discutirão os diferentes conceitos da violência doméstica, os dados dos atos contra as mulheres no Brasil, as transformações ocorridas na primeira década de existência da Lei Maria da Penha, a proposta de alteração da lei, bem como as políticas públicas do Distrito Federal para esse tipo de crime, além da atuação da Casa da Mulher Brasileira.
Debate
Participam do debate o juiz titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante e coordenador do Centro Judicial da Mulher no Distrito Federal, Ben-Hur Viza, que detalhará a aplicabilidade da Lei Maria da Penha. A PhD em Psicologia Social e professora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Ana Lúcia Galinkin, explicará sobre a violência psicológica – o tipo de agressão mais difícil de ser identificado.
Participam ainda, a promotora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Mariana Távora, que apresentará as diferenças conceituais entre a legislação portuguesa e brasileira. A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira pelo Governo Federal, Maria do Socorro Alves Silva, falará sobre o atendimento às vítimas pela instituição. E, por fim, integrará a mesa, o deputado federal Vinicius Carvalho, autor do PL 2030/2015, que visa alterar a Lei Maria da Penha para aplicar as condutas descritas na lei ao homem, quando ele, comprovadamente, sofrer violência doméstica.
A secretária de Segurança Pública do DF, Márcia Alencar Araújo, fará breve exposição sobre as políticas públicas existentes no DF a respeito do tema. E, depois, o debate será aberto ao público.
Sob orientação da professora Sandra Mara Tabosa, a atividade faz parte da avaliação da componente curricular “Prática em Eventos”, e está sendo realizada pelos alunos Fabiana Sousa, Flávia Paiva e Lucas Sousa. Todos integrantes do terceiro módulo do curso.
Redes Sociais