Página inicial > Brasília > Aluno de licenciatura em dança se torna microempreendedor na produção cultural voltada para educação

Escrito por Déborah Queiroz da Silva | Criado: Segunda, 27 de Junho de 2016, 18h36 | Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2016, 18h36 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 16h59 | Acessos: 5512

O aluno Bart Almeida, Microempreendedor Individual (MEI) na produção de material cultural voltado para área de educação, apresentou hoje seu Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Dança do Campus Brasília. O documentário, chamado “Breaking: uma história de vários”, foi produzido como parte do trabalho realizado pelo aluno como MEI.

No TCC, Bart fez um recorte histórico entre os anos de 2004 e 2016 mostrando as influências do breaking em Planaltina — cidade onde o estudante mora -, as dificuldades de encontrar espaços públicos para que as pessoas expressem a arte da dança e o motivo que as levam a dançar esse estilo de música.

“A questão da dança no Brasil ainda é um pouco prematura, porque apenas damos aula e dançamos. Não vamos além disso. Na Europa, na Rússia, na China há toda uma produção em volta da dança. Há uma questão muito mais ampla que a gente não trata aqui no Brasil”, avalia o estudante.

“Há 2 anos me tornei um Microempreendedor Individual e criei a B Arte Produções em Cultura e Educação. Meu objetivo é trabalhar diversos eixos, mas principalmente o ensino das artes. Meu foco é produzir materiais didáticos do ponto de vista pedagógico”, explica.

Em suas pesquisas, Bart desenvolveu métodos com figuras geométricas desenhadas no chão para o trabalho pedagógico. A professora do curso de Licenciatura em Dança e orientadora do TCC do estudante, Cinthia Xavier, se diz orgulhosa do trabalho realizado pelo aluno.

“O Bart é um aluno que sempre teve destaque desde os primeiros semestres, com trabalhos de autoria, de pesquisa, e sempre foi muito dedicado. É incrível a força de vontade dele de investir em criar uma empresa em produção cultural, pensando em educação, e dando oportunidade até para estagiários. Isso é um exemplo que deveria ser seguido por todo mundo que está na graduação. Eu gostaria que os outros alunos seguissem esse exemplo de empreendedorismo”, afirma.

O trabalho realizado pelo Bart “demonstra que o projeto do Instituto Federal de Brasília está dando certo, que é justamente esse objetivo de inserção no mundo do trabalho, de uma forma mais ampla. Uma coisa é a pessoa sair empregada. Isso é mercado. Outra coisa é ter a noção e o diferencial é visão do mundo do trabalho, onde você pode atuar de diversas maneiras e de forma criativa. Pra nossa área isso é fundamental”, conclui.

Para conhecer mais sobre o trabalho do Bart Almeida com a  B Arte Produções em Cultura e Educação, acesse a página no facebook