Alunos apresentam peça "O Louco da Barca do Inferno"
No último dia 27 de junho, alunos da turma de Ensino Médio Integrado em Eventos do Campus Brasília apresentaram pra comunidade acadêmica, a peça “O Louco da Barca do Inferno”, uma adaptação do texto “O auto da barca do Inferno” de Gil Vicente, um clássico da literatura escrita em 1517. A obra, que retrata a sociedade portuguesa do século XVI, também permite a reflexão de temas atuais com uma boa dose de humor.
O pano de fundo dessa obra é um porto onde se encontram duas barcas, cujo o destino de uma é o céu e da outra o inferno. De um lado, o diabo que tenta convencer a qualquer um que chega a embarcar em sua nau, e do outro um anjo que faz a análise da vida pregressa do candidato, o que muitas vezes o desclassifica para a viagem ao Paraíso.
Muitos personagens passam pela história, como o Fidalgo, representante da nobreza e do luxo, o Onzeneiro, uma espécie de agiota, Joane, chamado de Parvo que significa tolo e inocente, o Sapateiro, que chega com todos os seus instrumentos de trabalho, o Frade, que chega com a sua amante, a Alcoviteira, que prostituía meninas virgens, e o Judeu, que vem acompanhado de um bode. Depois chegam também os representantes da lei, um corregedor e um procurador que aparecem com seus livros e processos nas mãos e tentam argumentar com o anjo a passagem para o céu, e por último, os Quatro Cavaleiros, que lutaram e morreram defendendo o Cristianismo.
Gil Vicente mostra nessa obra os valores da sociedade em que viveu, fazendo da história uma sátira social e trazendo à tona a reflexão de que, quem não pensa nas leis divinas em vida merece a passagem para o inferno.
Redes Sociais