Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Alunos apresentam peça "O Louco da Barca do Inferno"
Início do conteúdo da página

Alunos apresentam peça "O Louco da Barca do Inferno"

Criado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 16h07 | Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 16h07 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2016, 16h36 | Acessos: 2249

No último dia 27 de junho, alunos da turma de Ensino Médio Integrado em Eventos do Campus Brasília apresentaram pra comunidade acadêmica, a peça “O Louco da Barca do Inferno”, uma adaptação do texto “O auto da barca do Inferno” de Gil Vicente, um clássico da literatura escrita em 1517. A obra, que retrata a sociedade portuguesa do século XVI, também permite a reflexão de temas atuais com uma boa dose de humor.

O pano de fundo dessa obra é um porto onde se encontram duas barcas, cujo o destino de uma é o céu e da outra o inferno. De um lado, o diabo que tenta convencer a qualquer um que chega a embarcar em sua nau, e do outro um anjo que faz a análise da vida pregressa do candidato, o que muitas vezes o desclassifica para a viagem ao Paraíso. 

Muitos personagens passam pela história, como o Fidalgo, representante da nobreza e do luxo, o Onzeneiro, uma espécie de agiota, Joane, chamado de Parvo que significa tolo e inocente, o Sapateiro, que chega com todos os seus instrumentos de trabalho, o Frade, que chega com a sua amante, a Alcoviteira, que prostituía meninas virgens, e o Judeu, que vem acompanhado de um bode. Depois chegam também os representantes da lei, um corregedor e um procurador que aparecem com seus livros e processos nas mãos e tentam argumentar com o anjo a passagem para o céu, e por último, os Quatro Cavaleiros, que lutaram e morreram defendendo o Cristianismo. 

Gil Vicente mostra nessa obra os valores da sociedade em que viveu, fazendo da história uma sátira social e trazendo à tona a reflexão de que, quem não pensa nas leis divinas em vida merece a passagem para o inferno.

Fim do conteúdo da página