Página inicial > Brasília > Valeu, IFB - Em seu terceiro curso no IFB, aluna supera desafios e planeja futuro na Instituição

Escrito por Déborah Queiroz da Silva | Criado: Quinta, 11 de Agosto de 2016, 16h16 | Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2016, 16h16 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 16h27 | Acessos: 6127

O dia do estudante, comemorado hoje, 11 de agosto, é uma data com muitos motivos para a aluna Silvana Vasconcelos, do Instituto Federal de Brasília, celebrar. A estudante, que tem uma história acadêmica de superação, está em seu terceiro curso na Instituição, além de ser membro do Conselho de Extensão e Pesquisa, como representante discente, e estagiária na coordenação do curso superior em Tecnologia em Gestão Pública, que cursa atualmente.

Silvana ingressou na Instituição pelo Pronatec, no curso de Auxiliar Administrativo, depois concluiu o Curso Técnico em Serviços Públicos e agora está na graduação. A paixão de Silvana é ainda maior pelo Campus Brasília, onde estuda e faz estágio. “Fazia 10 anos que eu estava fora da sala de aula. Quando cheguei aqui, fiquei apaixonada pela estrutura e vi que poderia fazer outro [curso] e me perguntam porque eu não escolhi outro campus. Mas aqui eu me achei, me senti acolhida”, explica.

Mas para continuar os estudos, a aluna enfrenta muitos desafios diariamente. “Eu moro longe. São 37 km todos os dias para chegar aqui. Mas sabe quando você vem feliz pra estudar, porque você está conseguindo alcançar seus objetivos?”. Além disso, Silva tem outras motivações para continuar sua jornada acadêmica. “Tenho duas filhas pequenas e eu penso em ser um exemplo pra elas. É bonito elas terem orgulho da mãe estudar. O exemplo maior é a ação, a atitude”, afirma.

“No inicio eu pensei em desistir, mas meus colegas e professores não me deixaram. E agora não quero sair daqui tão cedo. Aqui você se sente acolhido. A relação vai além de aluno-professor, se torna uma amizade”.

Silvana, que conclui a graduação em 2018, já pensa no futuro no IFB. “Se eu quiser continuar a verticalização dentro do Instituto, posso pensar na pós-graduação e depois em um mestrado. Também tenho vontade de ser servidora do Instituto um dia. É um processo, uma continuação e não quero parar. Por que parar se eu estou tendo tantas oportunidades?”, indaga a estudante.

“Os convites estão vindo. Não tenho experiência em nada, porque eu fiquei muito tempo sem estudar e sem fazer nada. Mas quando a pessoa te convida é porque ela vê que você é capaz. As pessoas estão vendo que eu tenho potencial para alguma coisa e me veem como exemplo. Ou seja, ser referência para aqueles que estão lá no início e falam que não vão dar conta. Eu passei pelo mesmo pensamento que eles e hoje estou aqui, no superior”, comemora.

A estudante carrega com orgulho o nome da Instituição. “A gente vai sair e estará sempre carregando a instituição. [Por isso] tem que ser exemplo, tem que mostrar onde foi a sua formação e porque você gosta tanto. Eu indico o IFB porque as pessoas, infelizmente, não conhecem o Instituto. Muitos colegas meus acham que é particular”, finaliza.

*Fotos: Déborah Queiroz