Página inicial > Brasília > Grupos de dança da Dinamarca e Brasil realizam juntos Crash!

Grupos de dança da Dinamarca e Brasil realizam juntos Crash!

Criado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 17h39 | Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 17h39 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 17h50 | Acessos: 2866

A partir do dia 4 de novembro, o público de Brasilia poderá conferir uma série de apresentações do espetáculo CRASH!, promovido pelo Instituto Cultural da Dinamarca e, participar de workshops que serão sediados no Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília e, nas unidades do SESC Brasília. CRASH! é fruto de um processo colaborativo de longa distância entre a companhia dinamarquesa Uppercut Dance Theater e o grupo brasileiro DF Zulu Breakers.

A proposta do Instituto Cultural da Dinamarca é intensificar o intercâmbio entre as duas culturas e ser uma plataforma para o desenvolvimento de ações de cooperação mútua na área de dança-educação, e o primeiro encontro entre os dançarinos, aconteceu no ano passado em Copenhague, quando se apresentaram na conferência Dance and the Child Internacional (DaCI) 2015. Naquela ocasião, os grupos colocaram em prática o processo de co-criação com um resultado inspirador e imprevisível.

A temática do espetáculo está sendo montada com base na colisão artística e cultural entre os breakdancers brasileiros crescidos na periferia de Brasilia, e os dançarinos de break também moradores de bairros mais afastados do Centro de Copenhague.

Para a vinda do Uppercut Dance Theater, uma das mais conceituadas companhias da Dinamarca de vanguarda artística e reconhecida mundialmente foi criada a III Semana Brasil-Dinamarca de Dança Educação onde diversas ações de ensino, pesquisa e extensão se expandem ao redor de CRASH, acrescentando assim o valor artístico, coreográfico e arteeducacional do projeto. Ao todo, 21 alunos do IFB e UnB participarão do processo de ensaios,montagem e workshops.

Os workshops são direcionados para jovens e crianças a partir de 8 anos de idade, que também vêm de bairros socialmente mais pobres. “Uma criança ou jovem ativo e criativo é mais saudável, mais engajado e prospera melhor na escola e na vida”, observa Déborah Dodd, professora do Curso de Licenciatura em Dança do IFB.

APRESENTAÇÕES: De 4 a 12 de novembro

• 4 de novembro no Teatro Paulo Gracindo, SESC Gama, às 16h (fechado, só alunos da rede pública convidados)

• 5 de novembro no Teatro Paulo Gracindo, SESC Gama, às 20h (aberto ao público)

• 8 e 9 de novembro no Teatro Paulo Autran, SESC Taguatinga Norte, às 11h40 (fechado, só alunos da rede pública convidados)

• 11 de novembro no Teatro Silvio Barbato, SESC Setor Comercial Sul, às 10h30 (fechado,só alunos da rede pública convidados)

• 12 de novembro no Teatro Silvio Barbato, SESC Setor Comercial Sul, às 16h (aberto ao público)

WORKSHOPS PARA CRIANÇAS E JOVENS: Duração 50 minutos

• Aprendizagem. Os jovens aprendem passos do espetáculo CRASH que eles vão assistir mais tarde.

• Criando e trabalhando juntos. Criando passos com a ajuda dos dançarinos de Uppercut. Os jovens vão experimentar como pode ser fácil criar os seus próprios passos.

• Battle. Aprendendo como competir um contra outro em uma forma gentil e respeitoso, através da ajuda mútua.

• DATAS

4 de novembro no Teatro Paulo Gracindo, SESC Gama, às 14h (fechado, só alunos da rede pública convidados)

• 5 de novembro no Teatro Paulo Gracindo, SESC Gama, às 16h (aberto ao público)

• 8 e 9 de novembro no Teatro Paulo Autran, SESC Taguatinga Norte, às 10h (fechado, só alunos da rede pública convidados)