Página inicial > Brasília > Projeto Incluindo agradece participação da comunidade acadêmica

Projeto Incluindo agradece participação da comunidade acadêmica

Criado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 18h33 | Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 18h33 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2016, 18h50 | Acessos: 1942

Os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, do Campus Brasilia, agradecem a participação da comunidade, estudantes, técnicos, docentes e colaboradores com a campanha de arrecadação de materiais recicláveis e reutilizáveis. No último mês, os alunos contabilizaram que o material recolhido resultou em: 600 garrafas de vidro (cervejas, vinhos, sucos de uva e demais), 176 caixas de leite e de suco, 81 garrafas pets, 30 potes de vidro de diferentes formatos, 130 latas de leite e 61 tampas plásticas distintas.

Todo este material é utilizado nas oficinas de artes ministradas para os alunos do Centro de Ensino Fundamental nº04 do Guará. A escola é parceira do IFB e, o projeto acontece desde agosto, sob a orientação da pedagoga Pollyana Martins.

"A conscientização sobre a importância do meio ambiente ocorre através da reflexão de valores e de consumo. São atitudes simples como a coleta seletiva, o consumo consciente de produtos e serviços, a reutilização e reaproveitamento de materiais descartáveis e retornáveis que contribuem para o processo de desenvolvimento sustentável", explica a pedagoga.

Iniciativas como estas são fundamentais para motivar os estudantes, em especial da área de Gestão e Negócios, o interesse na área de desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a proteção do meio ambiente, que contribuam para amenizar os impactos causados pela degradação ambiental que atinge as gerações vindouras. É nesta perspectiva que as oficinas de reciclagem e reutilização de materiais que se tornariam lixo têm sido desenvolvidas no Projeto Incluindo, aprovado pelo edital 019/2016 – PIPA.

A campanha ainda será realizada até o dia 9 de dezembro. Participe! Há uma caixa de coleta no Campus Brasília!

Conheça mais sobre o projeto

O Projeto Incluindo tem por objetivo promover e desenvolver inclusão dos alunos com deficiência por meio das artes, através de oficinas com técnicas de reciclagem e reutilização de materiais, onde eles têm a oportunidade de inventar, criar e desenvolver habilidades como percepção, atenção, colaboração e solidariedade. Através de oficinas realizadas pelas estudantes duas vezes por semana, são transmitidas aos estudantes do Centro de Ensino Fundamental 04 do Guará I, maneiras de como reutilizar e reaproveitar materiais como vidros, latas, etc.

A partir do trabalho com um tema transversal, Meio Ambiente, o projeto promove uma abordagem interdisciplinar por parte das estudantes do curso de Gestão Pública do IFB, Campus Brasília, que atuam com questões sociais abordadas nas disciplinas de: Gestão de Projetos no Setor Público, Gestão Social e Organização de Eventos. Ao longo da execução do projeto as estudantes percebem a importância da conscientização de um futuro gestor público acerca das questões relacionadas à gestão socioambiental e à sustentabilidade no âmbito governamental.

Com a gestão adequada desses materiais tem-se como resultado a sensibilização e capacitação desses novos gestores na busca por uma nova cultura institucional nos órgãos e entidades pertencentes, sendo esses aspectos um diferencial na gestão pública contemporânea, pois os gestores passam a ser um dos principais agentes de mudanças. Além disso, desperta-se nos participantes a conscientização sobre a importância do meio ambiente e o desenvolvimento da criatividade na criação de objetos de decoração e utensílios oriundos desses materiais.