Página inicial > Brasília > Projeto Isap - Integrando saberes e ajudando ao próximo

Projeto Isap - Integrando saberes e ajudando ao próximo

Criado: Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 12h40 | Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 12h40 | Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 12h40 | Acessos: 941

No último sábado, os alunos do segundo semestre - vespertino do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Campus Brasília, realizaram a entrega das doações dos itens arrecadados na execução do projeto ISAP à instituição Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista - FALE.

A FALE é uma entidade sem fins lucrativos, localizada no Núcleo Rural Vagem da Benção Chácara 10 - Recanto das Emas/DF, que há 23 anos abriga e presta assistência aos portadores do vírus HIV e seus familiares, além de atender pessoas em estado de vulnerabilidade social que necessitam de auxílio e apoio. A Instituição atende atualmente 159 moradores, destes, 69 são crianças e adolescentes.

O projeto foi coordenado pela Profa. Neli Silva, da área de Gestão e Negócios, que ministra a disciplina Gestão de Projetos. Segundo a Profa. Neli o objetivo do projeto foi possibilitar aos alunos a vivência das práticas e conceitos relacionados ao gerenciamento de projetos em uma situação real, bem como, conscientizar os alunos, futuros gestores públicos, de questões relacionadas à responsabilidade social.

Foram arrecadadas mais de 1000 peças de roupas, 200 brinquedos, 400 itens de material de higiene, 200 livros, 164 kg de alimentos, 68 kits de material escolar contendo caderno lápis, borracha, apontador, caneta e giz de cera, 80 saquinhos de balas e doces além de um berço e um colchão de casal.

Os alunos também organizaram uma atividade de integração com as crianças e adultos da instituição. As crianças fizeram a festa com o pula-pula, pipoca, algodão doce, bolo e refrigerante. Já os adultos tiveram também a oportunidade de conhecer um pouco sobre os cursos oferecidos pelo IFB em uma apresentação realizada pelos alunos Bruno Araújo Lopes e Samuel Aquino de Oliveira.

A Profa. Neli avalia a experiência como muito positiva, não apenas pelos itens arrecadados e pela atividade de integração com a comunidade, mas principalmente pela aprendizagem dos alunos no desenvolvimento do projeto diante das várias situações e decisões que eles vivenciaram no planejamento e execução do projeto.

A aluna Carol Ferreira, relata “o projeto foi um sucesso, ver a alegria nos olhos das crianças foi realmente gratificante. Eles não estavam esperando as doações em si, estavam mais preocupados em conseguir amor, e acho que conseguimos levar de sobra. O mais importante foi ver a turma empenhada não só em aprender a matéria, mas em conseguir aumentar a qualidade de vida de quem precisa. Já saímos de lá com dois pensamentos: a grandeza de ajudar;  e a certeza de que queremos voltar em breve.”

Para a aluna Bianca Correia Basilo, o projeto ISAP “representou um momento de integrar os conceitos da disciplina à prática, promover ainda mais o convívio entre os alunos e a comunidade acadêmica e desenvolver o espírito de colaboração e ajuda ao próximo. Foi gratificante ver a colaboração dos colegas de sala na divulgação e arrecadação das doações. Espero que a professora Neli siga em frente e que as outras turmas que virão tenh am o mesmo prazer que tivemos em realizar esse projeto.”