Página inicial > Brasília > IV Encontro Brasil-Dinamarca realiza performances coletivas em espaços públicos do Distrito Federal

Criado: Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 12h21 | Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 12h21 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2017, 17h58 | Acessos: 6193

Entre os dias 6 e 18 de março, acontecerá o IV Encontro Brasil-Dinamarca: Criação e Estudos em Performance. O evento contará com a participação de estudantes e profissionais das artes performáticas – dança, teatro, artes plásticas – da Dinamarca, Noruega, Suécia e Brasil.

O Encontro Brasil-Dinamarca de Dança Educação, que está na sua quarta edição e acontece desde 2015, é uma promoção do curso de Licenciatura em Dança, ofertado pelo Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca (ICD). São eventos internacionais baseados na ampla cooperação de seus colaboradores e participantes, visando o desenvolvimento da área da Dança em geral, e a constituição e solidificação da área da Dança Educação em particular. Os Encontros tem como objetivo criar uma plataforma sustentável para ações artísticas, acadêmicas e sociais nos dois lados do atlântico.

Ponto Alto

A principal ação do Encontro será um projeto de residência internacional, com um perfil artístico e colaborativo de grande escala chamado Traços & Espaços - Rastros Coreográficos, envolvendo a arquitetura de Oscar Niemeyer, que culminará em duas performances distintas em espaços públicos da área central de Brasília.

As performances são abertas. Saiba mais, abaixo, sobre cada uma das duas performances:

Performance “Vestígios”

A proposta é criar uma Mega Performance Artística com mais de 200 participantes, entre dançarinos, atores, artistas visuais, praticantes de yoga, danças de rua, de salão ou qualquer pessoa que esteja interessada em participar de um evento artístico único, no coração de Brasília. A performance será coordenada pela artista residente dinamarquesa Lilibeth Cuenca.

Os interessados devem se inscrever, até o dia 8 de março, clicando aquiAo fazer a inscrição, preencha o menu ''horas'' com o horário de sua preferência, entre as quatro opções disponíveis: 8h, 10h, 14h ou 16h. Uma mensagem de confirmação será enviada ao e-mail indicado. Caso não a encontre na caixa de mensagens, verifique a caixa de spam

Os ensaios acontecerão de 13 a 17 de março, no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), durante duas horas por dia.

A performance acontecerá no dia 18 de março, sábado, às 16h, no Gramado da Torre de TV.

Pontos de Encontro e Criação Performática (Twin Labs)

Essa plataforma de criação apresentação é voltada para performers, dançarinos, atores, artistas visuais e músicos interessados em desenvolver uma performance, a partir de seus próprios interesses artísticos, para uma apresentação site-specific,  no Memorial dos Povos Indígenas.

Durante o ponto de encontro e a criação performática, acontecerão palestras, oficinas e estudos com todos os professores e artistas (Universidade de Bergen, Noruega, IFB, IFG, UnB) envolvidos no IV encontro Brasil-Dinamrca: Criação e estudos em Performance.

Os interessados devem encaminhar uma carta de intenção, um breve currículo e uma foto, até o dia 1.º de março, pelo link (inscreva-se agora). As vagas são limitadas em 20 e o resultado da seleção sairá  no dia 6 de março.

Os ensaios acontecerão de 6 a 17 de março, das 9h às 12h. A performance acontecerá no dia 17 de março, sexta, às 20h, no Memorial dos Povos Indígenas.

Programação

A programação do IV Encontro Brasil-Dinamarca é totalmente gratuita. Veja, abaixo, as outras atividades do evento. Participe!

Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

ABERTURA OFICIAL
Dia 6 de março, à 10h. No auditório do IFB

MESAS-REDONDAS

Lilibeth Cuenca e Bia Medeiros. Mediação Larissa Ferreira: 6 de março às 10h30, auditório do Campus Brasília do IFB

Cristiane Herres e Patricia Mendonça de Rodrigues. Mediação Rousejanny Ferreira: 16 de março, às 10h

OFICINAS DE MONTAGEM

Desdobrando sementes: 6 a 10 março, das 14h às 18h (para estudantes do IFB);

Vestígios: 13 a 18 de Março (aberta a toda a comunidade do DF);

Plataforma de criação e estudos em performance:  6 a 17 março, das 9h às 12h, vagas limitadas.

PERFORMANCES

Desdobrando Sementes: 10 de março, sexta-feira, às 16h, no Museu da República

Mostra de Performance site-specific: 17 de março, sexta-feira, às 20h, no Memorial dos Povos Indígenas

Vestígios: 18 de março, sábado, às 16h, no gramado da Torre de TV