Página inicial > Brasília > Para além-mar: estudante do Campus Brasília tem trabalho aprovado no VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, em Portugal

Criado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 09h36 | Publicado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 09h36 | Última atualização em Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 09h40 | Acessos: 1934

“A Produção de um Glossário Bilíngue de Terminologias da Gestão Pública e Seu Estudo Lexical”. Esse trabalho, desenvolvido pela estudante de Tecnologia em Gestão Pública do Campus Brasília Gabriele Oliveira de Almeida, foi aprovado na modalidade pôster no VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP), que ocorrerá na cidade de Santarém, em Portugal, entre os dias 24 e 28 de outubro.

A proposta da pesquisa é criar e divulgar, no início do segundo semestre deste ano, um glossário bilíngue, com aproximadamente mil termos, voltado especificamente para o campo da Gestão Pública.

“A Gestão Pública engloba diversas áreas. Durante o curso, a gente estuda economia, administração e ciências políticas, por exemplo, e cada uma dessas áreas tem a suas particularidades. O que falta é uma linguagem própria da Gestão Pública e acho que o glossário vai contribuir para isso, para que a gente ajude a consolidar a área”, espera Gabriele.

O trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) no Instituto Federal de Brasília (IFB), com bolsa do CNPq, sob orientação da professora Cleide Lemes da Silva Cruz.

Para a orientadora, por ser uma instituição tecnológica, onde linguagem técnica impera, a instituição tem que adotar um olhar mais cuidadoso para língua de especialidade.

“Além da comunicação, é necessário ter uma atenção especial à área profissional, pois o profissional que sai daqui carrega toda uma bagagem de linguagem técnica, então ele precisa ter o conhecimento efetivo daquela linguagem para que seja um profissional completo”, explica Cleide.

Eventos

Mesmo com apenas um mês de pesquisa, a acadêmica apresentou, durante o Conecta IF, em outubro do ano passado, 150 termos colhidos e analisados. No evento, a pesquisa recebeu a premiação de 3º lugar na categoria Linguísticas, Letras e Artes da sessão de pôsteres da VI Semana de Produção Científica do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Agora, com a pesquisa mais adiantada, Gabriele está animada com a possibilidade de apresentar o trabalho fora do país. O próximo passo agora é viabilizar, por meio de editais de fomento à pesquisa, a ida ao país europeu para a apresentar os resultados da pesquisa no evento.

“É muito importante que nós, professores, incentivemos os estudantes a não ficarem somente no Brasil. Ter experiências como essa, fora do país, é necessário para entender como é que é um evento internacional, ter novas experiências e conhecer outras universidades, como é o caso”, finaliza Cleide.