Alunas do curso Assistente Financeiro do Pronatec ministram aula de Educação Financeira para Estudantes do Ensino Médio Integrado
Na última sexta-feira, 17 de fevereiro, estudantes do curso Assistente Financeiro – ofertado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – ministraram uma palestra sobre Educação Financeira para alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Brasília.
O projeto – intitulado “Educação Financeira para Jovens do Ensino Médio Integrado” – visa abordar o tema de forma instrutiva, com objetivo de integrar os jovens às situações corriqueiras relacionadas às finanças e orientá-los em como devem se relacionar com o dinheiro quanto ao controle de gastos, movimentação bancária, investimentos e cuidados de modo geral com o uso do dinheiro.
“Ministrar essa palestra sobre educação financeira foi uma experiência muito importante para mim porque me possibilitou compartilhar um conhecimento que eu tenho sobre a importância da educação financeira”, comenta uma das estudantes Claudiane da Silva.
A ideia é propagar a palestra para outras turmas do Ensino Médio Integrado, a fim de que se construa entre os discentes uma cultura de saber usar bem o dinheiro. A palestra aborda seis passos importantes para organizar a vida financeira: Se pagar primeiro, doar, pagar todas as suas contas, investir para ser rico, poupar para os sonhos e abundar.
Os alunos do Ensino Médio aprovaram a atividade Para Israel Barroso, o momento foi muito proveitoso. “A palestra foi bastante interessante e instrutiva. Eu aprendi que podemos investir para que no futuro não tenhamos uma crise econômica na família ou problemas para se aposentar e também como economizar nos gastos”, opina.
Já Mikhael Nascimento afirmou que a palestra deixou mais consciente sobre a a vida financeira “A palestra foi muito útil. Nos mostrou a importância do planejamento e o quanto isso pode nos trazer bons frutos a curto, médio e longo prazos. Ao mesmo tempo, nos mostra como créditos, financiamentos nos enganam e com o tempo nos deixam endividados”, finaliza.
A atividade foi coordenada pela professora Tânia Rodrigues e realizadas pelas alunas Bianca Farias, Biltis Souza, Claudiane da Silva, Hosana Sousa, Mimose Myrtil e Morgana Valente.
Redes Sociais