Página inicial > Brasília > Turma do Ensino Médio em Eventos visita o Santuário dos Pajés

Turma do Ensino Médio em Eventos visita o Santuário dos Pajés

Criado: Quinta, 30 de Março de 2017, 15h15 | Publicado: Quinta, 30 de Março de 2017, 15h15 | Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2017, 15h15 | Acessos: 1541

O 2° Ano do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio do Campus Brasília visitou, nesta quarta-feira, 29 de março, o Santuário dos Pajés. Localizado no Setor Noroeste, o local tornou-se um símbolo da luta contra a desumanização ainda presente no processo de urbanização da Capital.

A turma foi recebida com uma cerimônia de boas-vindas, depois, realizaram uma visita pela área, fizeram um lanche coletivo e terminaram o dia com pintura corporal a base de Jenipapo e Urucum que a turma ajudou a colher. Ao final, uma única reclamação: ninguém queria ir embora!

Segundo a estudante Ana Clara Godoi, ela nunca aprendeu tanta coisa nova e importante em um único dia de aula. “Essa foi a melhor visita técnica que já fiz em minha vida”, destaca a estudante.

Os professores presentes à visita destacaram que desde o início do ano estão trabalhando com a turma o tema “Diversidade Cultural”.

“Às vezes torna-se difícil envolver os alunos em uma história tão pesada dentro das quatro paredes da sala de aula. Falar no extermínio de 5 milhões de africanos e de outros milhões de indígenas pelo projeto colonial-moderno pode parecer algo muito distante em uma sala de aula. Mas nós ainda não conseguimos superar o projeto colonial-moderno, ele segue todos os dias, diante de nossos olhos e hoje essa turma do IFB conseguiu ver isso, mas conseguiu ver também que existem outros caminhos, que outro mundo é possível, que a diversidade não pode ser apenas um modismo para se vender mais produtos. Estamos orgulhosos dessas meninas e meninos, sensíveis e engajados”, analisa o professor Glauco Feijó.

Além do Glauco, estiveram presentes à visita, as professoras Gabriela Andrade, Rita Mendonça e Juliana Leite.