Página inicial > Brasília > Orçamento mobiliza Campus Brasília

Orçamento mobiliza Campus Brasília

Criado: Segunda, 03 de Abril de 2017, 10h33 | Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2017, 10h33 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2017, 10h41 | Acessos: 1485

Alunos, terceirizados e servidores do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) promoveram, na última quinta-feira, 30 de março, uma reunião com o objetivo de analisar os cortes e contingenciamentos orçamentários nas atividades acadêmicas e administrativas.

A reunião foi aberta pelo diretor-geral Philippe Tshimanga Kabutakapua que demonstrou a necessidade de R$ 3,4 milhões para aquelas atividades. Contudo, apenas R$ 1,8 milhão foi previsto na Lei Orçamentária (LOA), montante que poderá cair para R$ 1,5 milhão, devido às ameaças de corte.

Philippe apresentou a planilha de despesa de água e energia do conjunto campus e reitoria que comprometeram, em 2016, cerca de 40% do orçamento do campus. Mantidas as condições atuais, aquelas despesas comprometerão mais de 60% dos recursos destinados à unidade.

O diretor agradeceu as diversas iniciativas do IF Ambiental – estrutura de apoio à direção em medidas de conscientização ecológica e ambiental entre outras – além do empenho dos servidores que conseguiram reduzir, e muito, o consumo de energia e água “mesmo em tempos de tarifa vermelha e de outras restrições”, observou.

Comunidade Solidária

Professores, técnicos, alunos e terceirizados se solidarizaram com a direção do Campus Brasília e apresentaram sugestões visando superar as dificuldades. Entre elas, mobilização do Ministério Público Federal – a exemplo do Instituto Federal do Espírito Santo, com atividades com pais de alunos do Ensino Médio Integrado e os moradores próximos ao campus e mais correspondências e diálogo com parlamentares e o próprio Ministério da Educação.

A diretoria do Campus Brasília planeja adotar medidas paliativas de contenção de despesas, mas sabe que mesmo assim elas só terão resultado se a comunidade as apoiar. A exemplo do não uso do ar-condicionado e de manter limpas as salas de aula, entre outras. Mas reconhece que serão insuficientes diante da necessidade de recursos para o funcionamento normal do campus. “Hoje, o Campus Brasília tem déficit de 185 mil reais ao mês, após apagas as despesas de água, energia, limpeza e segurança. Em breve, não haverá como funcionar sem o crédito orçamentário complementar”, finaliza o diretor.