Página inicial > Brasília > Com presença de alunos e professores do IFB, Via-Sacra dos Surdos é encenada

Com presença de alunos e professores do IFB, Via-Sacra dos Surdos é encenada

Criado: Terça, 11 de Abril de 2017, 09h59 | Publicado: Terça, 11 de Abril de 2017, 09h59 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2017, 10h00 | Acessos: 1718
No último sábado, 8 de abril, foi realizada, na Paróquia Sagrada Família em Taguatinga, a Via-Sacra dos Surdos. Organizada por voluntários das Pastorais dos Surdos de Brasília e de Planaltina, a encenação contou com 110 atores surdos, entre eles a professora do Instituto Federal de Brasília Renata Rezende. A apresentação foi feita em Libras, a língua brasileira de sinais, com tradução para o Português, e teve um público superior a mil pessoas.

A Via Sacra para portadores de necessidades especiais está em sua nona edição. A iniciativa originou-se da necessidade de incluir os surdos nessas representações religiosas na Semana Santa.

Um grupo de alunos e professores dos cursos de Tecnólogo e de Técnico em Eventos do IFB assistiu a encenação como parte de uma visita técnica. Segundo a aluna Kenia Gontijo, foi muito interessante a inversão da prática inclusiva. "Os incluídos pela tradução de Libras para o Português éramos nós, os não surdos", analisou Kenia.

A Via-Sacra faz parte das tradições católicas durante a quaresma. É um exercício espiritual – e, em alguns casos, também físico – que ajuda a reviver a paixão e morte de Jesus Cristo.

Segundo a tradição, a Via-Sacra recorda o trecho do caminho percorrido por Cristo, do Monte das Oliveiras ao Monte Calvário, onde foi crucificado e morto. O percurso é dividido em 14 estações que marcam momentos em que Jesus parou durante esse trajeto.