Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Valeu, IFB! Fabiana conquista 2ª lugar na primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Neurociências
Início do conteúdo da página

Valeu, IFB! Fabiana conquista 2ª lugar na primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Neurociências

Criado: Terça, 25 de Abril de 2017, 18h06 | Publicado: Terça, 25 de Abril de 2017, 18h06 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2017, 14h57 | Acessos: 2836

A aluna do IFB Campus Brasília, Fabiana Caroline, do curso integrado em Informática,  conquistou o 2º lugar na Olimpíada Brasileira de Neurociências – OBN para estudantes do Ensino Médio. A V Edição da Competição Nacional de Neurociências foi realizada durante o mês e, selecionou apenas três alunos do ensino médio de toda a região do Centro-Oeste, que concorrerão a segunda fase do evento no Rio de Janeiro.

A próxima etapa da competição contará com participantes campeões locais provenientes de cinco comitês locais: Rio de janeiro e Grande Rio, São Paulo, Grande Dourados, São Fidelis e Brasília. Entre os dias 6 e 7 de maio, a aluna Fabiana estará em São Fidélis, Rio de Janeiro, para representar o Instituto Federal de Brasília (IFB) nacionalmente.

 Sob a orientação do professor de Biologia, Marcelo Lasnaux, a aluna de apenas 16 anos, hoje já sonha em cursar sua graduação nas áreas de Medicina ou de Engenharia Mecatrônica. Classificada com 28.75 pontos, Fabiana conta um pouco sobre essa experiência. "Participei sem considerar a possibilidade de ser finalistas no concurso. Apenas me dediquei as atividades propostas por ter me interessado muito pelo conteúdo. Agora na fase nacional,  pretendo me dedicar a conquista dessa importante premiação", frisa.  

Nas explicações de Fabiana, a Neurociência deveria ser acessível a todos, pois os conhecimentos adquiridos podem responder a muitas questões de funcionamento do próprio organismo. "É a ciência que estuda a relações do sistema nervoso com a inteligência artificial. O computador oferece essa ferramenta tecnológica. Programas normais apenas executam as operações, já a inteligência artificial responde a vários estímulos", conta animada.    
                   

Para conquistar seu sonho, agora Fabiana busca apoio do IFB na concretização de sua viagem ao Rio de Janeiro. Quem quiser participar da campanha "Fabiana IFB na OBN 2017", procure informações  com Camila Bretas, na Chefia de Gabinete, do Campus Brasília. 

Para ajudar a Fabiana com a viagem ao Rio de Janeiro, para a 2º etapa da OBN, clique aqui

Fim do conteúdo da página