Página inicial > Brasília > Rede Gasol, Casa do Saber e Campus Brasília buscam parceira

Rede Gasol, Casa do Saber e Campus Brasília buscam parceira

Criado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 10h03 | Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 10h03 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2017, 10h20 | Acessos: 1369

O Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) e o projeto Casa do Saber querem formalizar acordo técnico em que o campus receberá doações de livros técnicos em Eventos, Informática e Literatura. Em troca, o campus colaborará nos projetos de assistência social da Casa do Saber. A primeira iniciativa seria arrecadar livros infantis para aumentar o acervo das mais de 180 bibliotecas públicas mantidas no programa Biblioteca do Saber apenas no DF. O programa atende, ainda, bibliotecas na Amazônia (Barca do Saber), Goiás, Ceará, Maranhão e Rio de Janeiro.

Os diretores coordenadores da Casa do Saber, Antonio José Matias de Souza e Carmen Ganzelevitch Gramacho, mais a diretora técnica e bibliotecária Iza Antunes Araújo, receberam em audiência, no último dia 29, o diretor-geral do Campus Brasília, Philippe Tshimanga Kabutakapua, acompanhado da diretora de ensino Rosane Cavalcante de Souza, da coordenadora substituta da biblioteca do Campus Brasília, bibliotecária Juliana Aretz de Queiroz Detoni, e da representante do Conselho Gestor do campus, Maria Celeste Bezerra da Silva.

Durante a reunião foram discutidas várias iniciativas de colaboração entre a instituição federal e o projeto, sendo que as possibilidades mais imediatas foram no sentido de estimular a doação de livros técnicos em Eventos e Informática. “Os Institutos Federais tiveram um contingenciamento de recursos que afeta seu funcionamento, e estamos necessitando de parceiros para concretizar nossos projetos de ensino”, explicou Philippe.

Juliana observou que, em breve, o campus receberá o prédio da Biblioteca do IFB, com três mil metros quadrados de área e capacidade para 80 mil obras. “Hoje, nosso acervo é de 16 mil livros, abrigados em salas de aula. Com a entrega da obra da biblioteca teremos dois desafios: expandir o acervo e estabelecer o seu perímetro de segurança. É neste sentido que achamos interessante uma provável parceira com o Projeto Casa do Saber”, explicou Juliana.

Caso os entendimentos sejam concretizados, a Rede Gasol contribuirá para a viabilização das doações, oferecendo como postos de coleta algumas de suas unidades na Asa Norte.