Página inicial > Brasília > Alunos avaliam I Semana Acadêmica dos Cursos de Eventos

Alunos avaliam I Semana Acadêmica dos Cursos de Eventos

Criado: Terça, 13 de Junho de 2017, 16h48 | Publicado: Terça, 13 de Junho de 2017, 16h48 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 17h52 | Acessos: 1671

Alunos, professores e coordenadores dos cursos de Eventos do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília realizaram nesta terça, 13 de junho, dinâmica de avaliação da I Semana Acadêmica dos cursos de Eventos. Foram destaques positivos a junção do aprendizado prático com a teoria das componentes curriculares, e o trabalho em equipes multidisciplinares.

Também elogiaram o nível, o conhecimento e a diversidade de temas e convidados que se apresentaram nas palestras e rodas de conversa; a integração entre os alunos dos cursos de Licenciatura em Dança, de Informática e de Eventos, e a confirmação de que há vida (profissional) após a conclusão do curso Técnico em Eventos.

A dinâmica de avaliação começou com a divisão dos alunos em quatro componentes, ou grupos, de avaliação: pontos positivos, pontos negativos, o que aprendi com a semana e propostas. Entre o aprendizado, os estudantes destacaram a relevância do planejamento e da prática orientada pela teoria; o trabalho em equipe e a sustentabilidade social, ambiental e econômica alcançada. Entre os pontos negativos: a falta de comprometimento de alguns com as comissões ou as tarefas previstas; a divisão das equipes (heterogeneidade); a escala de trabalho e a divulgação externa e interna dos eventos.

Em relação ao que pode ser melhorado para os próximos encontros foi destacado o uso das redes sociais para ampliar a divulgação entre alunos e público interessado; necessidade de treinamento das equipes que trabalharão; melhor definição da programação e que se evitasse sua realização em três turnos (matutino, vespertino e noturno), além de uma melhor divisão de trabalho entre os grupos de alunos.

Patrícia Bárbara, aluna do primeiro semestre do Tecnólogo em Eventos, acredita que a semana foi importante “por integrar os alunos. Eu fui atrás do que achei interessante, e chegava e me integrava aos grupos: da horta, da reciclagem e mutirão e do lanche. Fui participante e senti entrosamento com colegas, professores e atividade”. Em sua avaliação a semana foi “superimportante, pois todo mundo contribui para sua realização e ficamos sabendo de tudo, já que houve muita transparência”.

Outra que tem uma avaliação positiva é Lélia de Castro, do primeiro módulo do curso Técnico, que destacou a dinâmica e as atividades. Mas, principalmente, “que as pessoas tiveram ouvidos para nos escutar. Vozes todos temos, mas a escuta é difícil de conseguir”. Ela elogiou o fato da semana não ter um tema central, “o que contribuiu para o nosso contato com pessoas e temas de diversas áreas. E a relação professor – estudante que foi horizontal”. Mas também ficou triste porque o evento foi interno: “Falando com amigos e grupos na rede social vi que eles ficaram interessados e disseram que gostariam de participar”.