Página inicial > Brasília > Balanço positivo com o projeto Integrar, Saber e Ajudar ao Próximo em visita a Fale

Criado: Segunda, 19 de Junho de 2017, 17h04 | Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2017, 17h04 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2017, 17h06 | Acessos: 1297

No último domingo, os alunos do segundo semestre - vespertino do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Campus Brasília, realizaram a entrega das doações dos itens arrecadados na execução do projeto ISAP (Integrar Saber e Ajudar ao Próximo) à instituição Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista - FALE. Foram arrecadados mais de 300 livros de histórias infantis, 200 gibis, além de 210 Kg de alimentos não perecíveis, 132 itens de materiais de higiene, 150 brinquedos e 410 peças de roupas.

Os alunos também organizaram uma atividade de integração com as crianças que fizeram a festa com o pula-pula, brinquedos infláveis, pipoca, pirulito, algodão doce e refrigerante. Os professores que coordenaram a atividade, Neli Terezinha da Silva e Luis Felipe Laraia, avaliaram como muito positiva a experiência e pretendem continuar a parceria. “É muito gratificante ver a alegria das crianças e a motivação dos alunos na realização do projeto”, comenta a Professora Neli. Além da ação na FALE o projeto ISAP está realizando um outra ação no CEEDV - Centro de Ensino Especial para deficientes visuais, coordenada pelas professoras Ingrid Loges Binsfeld - Campus Brasília - Componente Gestão de Projetos e Paula Schlemper de Oliveira - Campus Samambaia  - Componente Projeto e Design de Móveis. O projeto desenvolvido pelos alunos coordenado pela professora Paula Schlemper  tem como objetivo projetar móveis para atender as necessidades específicas dos deficiente visuais e os alunos sob a supervisão da professora Ingrid Loges Binsfeld estão arrecadando materiais de artesanato para doação para as aulas de artes do CEEDV.

A FALE é uma instituição sem fins lucrativos, localizada no Recanto das Emas/DF, que presta assistência a portadores de HIV e seus familiares. A Instituição atende atualmente aproximadamente 120 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos. O projeto fundamenta-se na metodologia de aprendizagem baseada em projetos que tem como pressupostos básicos a aprendizagem colaborativa e a interdisciplinaridade. Neste semestre participaram do projeto de implantação de um “Cantinho de Leitura” na FALE, os alunos do segundo semestre – vespertino - do Curso Tecnologia em Gestão Pública e os alunos do quarto semestre do Curso Técnico em Móveis do Campus Samambaia,  nas disciplinas Gerenciamento de Projeto e Manutenção e Restauro de Móveis.

Assim, a partir da doação de uma estante surgiu a ideia de integração entre os cursos. Os alunos do curso Técnico em Móveis na disciplina de Manutenção e Restauro em Móveis ficaram responsáveis pela restauração e customização da estante e os alunos do curso Tecnologia em Gestão Pública precisaram planejar e executar o projeto para arrecadação dos livros de histórias infantis, bem como, da decoração do local destinado ao “Cantinho de Leitura”.