Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Valeu IFB: Aluno do Campus Brasília tem artigo aprovado na Espanha
Início do conteúdo da página

Valeu IFB: Aluno do Campus Brasília tem artigo aprovado na Espanha

Criado: Terça, 18 de Julho de 2017, 07h22 | Publicado: Terça, 18 de Julho de 2017, 07h22 | Última atualização em Terça, 18 de Julho de 2017, 14h57 | Acessos: 2662

            O especialista em gestão pública Leonardo de Oliveira Souza, formado no curso de pós-graduação latu sensu ofertado pelo Campus Brasília, está se preparando para participar do VIII Congresso Internacional em Governo, Administração e Políticas Públicas que acontecerá em Madri/Espanha, em setembro próximo. Seu trabalho, intitulado “Governança de Políticas Públicas de Educação Infantil no Distrito Federal do Brasil: Um estudo de caso sobre o Uso de Convênios”, foi aprovado para apresentação oral e publicação nos anais do Congresso.

            Esta pesquisa foi o Trabalho de Conclusão de Curso que Leonardo defendeu no IFB e que foi aprovado com nota máxima pela Banca Examinadora. Orientaram-no os professores Ailton Bispo dos Santos Jr. e Daniela Borges Lima de Souza. A pesquisa, explica o estudante, analisou o convênio como ferramenta de implementação e execução de políticas públicas de educação infantil no Distrito Federal. Para isto, realizou levantamento do contexto histórico dos convênios no país, e indicou sua relação com a Reforma Administrativa do Estado Brasileiro e sua relação aos princípios da Eficiência e da Descentralização.

            Em 2012, o Distrito Federal apresentava índices bem baixos - 4% - de atendimento à Educação Infantil [creches], longe dos indicadores esperados pelo Ministério da Educação e pela UNESCO. Diante da realidade da falta de recursos financeiros e gerenciais para atender à população de 0 a 3 anos de idade, o Governo do DF/GDF passou a conveniar entidades sem fins lucrativos para ofertar aquele tipo de ensino. Em 2015, o atendimento físico chegou a 29% da demanda, segundo o estudo, na área de Sobradinho.

            A pesquisa levou em consideração indicadores de qualidade, ao aplicar uma ferramenta intitulada Escala de Avaliação do Ambiente em Educação da Infância/ ECERS em inglês, que mede três aspectos a) o apoio e a proteção à Saúde e à Segurança da criança, b) o apoio e a orientação para o Desenvolvimento Social e Econômica dos infantes, e c) os estímulos de Linguagem e o Desenvolvimento Cognitivo. Em sete etapas de avaliação, o trabalho demonstrou nível excelente de atendimento e percepção, avalizado pelos pais.

            Leonardo Souza diz que ainda não tem o dinheiro necessário para ir a Madri apresentar o seu trabalho. Servidor da Universidade de Brasília, estima que terá apoio da instituição para viajar, e gostaria de contar com suporte do Governo do Distrito Federal para as despesas de estadia naquela capital. Para ele, a melhor coisa que lhe aconteceu foi ter vindo estudar pós-graduação no IFB.

            - Antes, não tinha dimensão da gestão, pois trabalhava com execução, de projetos e financeira. O curso me habilitou para desempenhar novos papéis e me deu perspectivas gerenciais, analisa. Ele recomenda que todos que tiverem oportunidade deveriam participar da seleção para a pós do Campus Brasília (matéria em Notícias): “ela abre a cabeça, melhora nossas perspectivas em gestão e aprendemos a pesquisar. Já penso em mestrado e em dar continuidade aos estudos”, diz.

Fim do conteúdo da página