Página inicial > Brasília > IFB debate Relações Étnico-Raciais “Combatendo o racismo e promovendo a diversidade”

Criado: Sexta, 08 de Setembro de 2017, 09h48 | Publicado: Sexta, 08 de Setembro de 2017, 09h48 | Última atualização em Sexta, 08 de Setembro de 2017, 09h49 | Acessos: 1245

Na próxima quinta-feira, 14 de setembro, acontece mais uma edição do IFB Debate, que terá como tema “Relações Étnico-Raciais: Combatendo o racismo e promovendo a diversidade”. A atividade será realizada às 14h, no miniauditório do Bloco A do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), localizado na quadra 610 norte, Asa Norte.

A atividade é gratuita e as inscrições estão abertas (faça sua inscrição agora).

Confira, abaixo, mais informações sobre os temas e as debatedoras convidadas.

Debatedoras

Deborah Duprat

Tema: Direitos Étnicos-raciais

Bio: Subprocuradora-Geral da República e integra o Ministério Público Federal há quase três décadas. Com longa trajetória na defesa dos direitos humanos, coordenou no âmbito do MPF as câmaras de defesa do Meio Ambiente, do Consumidor e de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais. Desde maio de 2016 está à frente da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, órgão que integra o Ministério Público Federal e que tem como missão aprimorar o ordenamento jurídico e as práticas estatais de promoção e respeito aos direitos humanos. É Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília, onde também cursou a Faculdade de Direito.

Givania Maria da Silva

Tema: As comunidades quilombolas no contexto das políticas de igualdade racial

Bio:  Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação (UnB), doutoranda em sociologia(UnB). Membro fundador da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas do Brasil-CONAQ. Atuou na Secretária Nacional de Políticas para comunidades tradicionais da Seppir  (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e foi coordenadora de regularização fundiária de quilombos no Incra.

Indira Ernesto Silva Quaresma

Tema: Cotas raciais, até quando

Bio: Procuradora Federal, Advogada, Conselheira do OAB/DF triênio 2016/2018, Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/DF, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF triênio 2013/2015, Professora da Escola Nacional de Aperfeiçoamento, Formação e Editora - ENAFE, graduada pela Universidade de Brasília, Pós Graduada pela FGV e pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, aluna de LL.M Direito Empresarial do IBMEC.