Estudantes e docentes dos cursos técnico e tecnólogo em Eventos do IFB participam do 1º Workshop de Eventos Sociais do Centro-Oeste
Evento de qualificação profissional foi realizado nos dias 5 e 6 de setembro, em Brasília
Cerca de 60 estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram do I Workshop de Eventos Sociais do Centro-Oeste. O evento de capacitação profissional para cerimonialistas, fornecedores e estudantes do mercado de eventos, foi realizado nos dias 5 e 6 de setembro, no hotel Comfort Suites, em Brasília. O encontro foi idealizado pela empresa Evidência Brasil Produções e Eventos, criada por aluna egressa do curso Técnico em Eventos do IFB, Flávia Paiva.
O curso recebeu a cerimonialista paulista Adriana Gunther, que abordou entre outros temas, a importância do profissional qualificado, as diferenças conceituais entre assessor e organizador de eventos, o panorama nacional e paulista do mercado, como fazer prospecção de clientes e conquistar parceiros, capacitar a equipe e lidar com a concorrência, além de apresentar tutorial e mostrar casos reais de eventos sociais e corporativos, exclusivos de seu portfólio.
Com tema bastante recorrente, o advogado especialista em Direito aplicado a eventos, Daniel Del Rio ministrou palestra sobre o calote no setor de eventos. Ao apresentar os traços culturais que conduzem a esse tipo de golpe, a indústria de eventos no país e casos reais de vítimas, Del Rio mostrou ainda, por meio de sete dicas infalíveis, métodos inovadores para fazer a blindagem jurídica contra esse crime.
Ainda compondo a programação do evento, a consultora de etiqueta social e profissional Silvia Seabra apresentou dicas de como receber pessoas com elegância, durante o “Café com Negócios”, minievento realizado no segundo dia do 1º Workshop de Eventos Socais do Centro-Oeste, e contou com a presença dos participantes do curso e convidados.
A estudante do 1º semestre do curso Tecnólogo em Eventos, Mecejana Santana, 46 anos, avaliou positivamente a participação no evento. “Foi bastante enriquecedor. Esse foi o primeiro curso de qualificação profissional que participo, e o que mais gostei foi da experiência prática dos palestrantes, da vivência profissional que eles transmitiram, além do material complementar passado”.
A docente Sandra Mara Tabosa ressalta que para os estudantes é sempre fundamental participar de cursos de capacitação. “Acho essas iniciativas fundamentais para o mercado de eventos, pois essa área segue carente de pessoas capacitadas. Durante o curso, o que mais me chamou atenção foi o debate sobre a questão jurídica, pois para mim é novidade. Afinal o seguimento de eventos é carente da visão jurídica específica para a área”, afirmou.
O evento também contou com a colaboração de vários ex-alunos do IFB, que atuaram no credenciamento, apoio e comunicação do 1º Workshop de Eventos Sociais do Centro-Oeste. “A participação dos alunos do IFB contribuiu muito para o sucesso do evento, tanto como ouvintes quanto como trabalhadores. Ana Paula Vieira, Fabiana Sousa, Rodrigo Sousa e Priscilla Gurgel me trouxeram a sensação de dever comprido. Eu os convidei porque tinha certeza do conhecimento, capacidade e experiência deles com eventos. Foi um sucesso”, ressalta Flávia Paiva.
Redes Sociais