Página inicial > Brasília > Alunos do IFB promovem EnconTraços no Sebinho

Alunos do IFB promovem EnconTraços no Sebinho

Criado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 09h28 | Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 09h28 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2017, 09h33 | Acessos: 1024

Alunos do Curso Técnico em Eventos do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), em parceria com a Revista Traços, realizam na próxima quinta-feira, 28 de setembro, às 18h30, o segundo EnconTraços de 2017. O evento retorna ao Sebinho após mais de um ano da primeira edição realizada no local, em julho de 2016. O Encontraços é um encontro entre rua, sociedade e arte, uma oportunidade para que pessoas que vivem em situação de rua relatem suas experiências e seus processos de superação.

Sob o tema “Traçando Artes”, o foco do  sarau é proporcionar experiências culturais, entendendo a arte como transformadora da vida.  O encontro vai ter recitais de poesia e cordel. Vai ter bate-papo com o casal de porta-vozes da Cultura Fabiana e Heliovan que, após anos nas ruas e consumidos pelo mundo das drogas, foram contemplados pelo projeto “Cuidando da Vida” e conseguiram reencontrar três filhos que não viam há anos e uma casa no Riacho Fundo. Vai ter esquete do projeto Vampiros DF, com Álvaro Neto. Vai ter apresentação de dança com Maycon Calasancio e  performance com Suzana. Vai ter música com a banda “A gente tem nome”. E vai ter muita troca de ideias entre pessoas interessadas em arte, cultura e ativismo social – e, portanto, em mudar o mundo.

“A atuação dos estudantes na organização do EnconTraços é fundamental para realizá-lo com mais profissionalismo, explorando o potencial já existente do evento”, ressaltou Alexandre Rangel, coordenador de Ações Sociais da Revista Traços. A proposta é que os alunos  organizem o encontro uma vez por mês até o final de 2017, com temas diferentes. O próximo será o “Pequenos Traços, no dia 21 de outubro, para falar sobre a infância nas ruas, também no Sebinho.

A realização do evento faz parte do projeto “Eventraços” desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico de Eventos para formalizar a parceria com a revista. “A organização do EnconTraços pelos alunos criará oportunidades reais de praticarem no mercado o que aprenderam em sala de aula,”, estima Alice Watson, professora que construiu  o projeto com os educandos do curso Técnico em Eventos.

Revista Traços

Projeto de reinserção de pessoas em situação de rua na sociedade, por meio de uma publicação de alta qualidade que gera renda aos beneficiários. Dos R$ 5 pagos pela revista, R$ 4 ficam para o vendedor, chamados de Porta-Voz da Cultura, e R$ 1 é usado por ele para comprar outra revista e ampliar ainda mais sua renda.

EvenTraços

O EvenTraços pretende ser um espaço para que os participantes experimentem propostas de temas variados, contando com oficinas integradas aos temas da revista e shows de talentos apresentados por alunos e porta vozes da cultura. Configura-se como uma oportunidade dos estudantes  exercitarem a criatividade e os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

EnconTraços - Traçando Artes

Local: Sebinho, SCLN 406, bloco C, loja 44