Página inicial > Brasília > Segunda edição do Encontraços reuniu histórias e talentos

Segunda edição do Encontraços reuniu histórias e talentos

Criado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 18h14 | Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 18h14 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 18h18 | Acessos: 1162

"A Traços foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”. Assim começou o bate-papo com os porta-vozes da Cultura da Revista Traços, Fabiana e Heliovan, no último Encontraços, realizado no dia 28 de setembro. O evento foi uma parceria entre o 2º módulo do curso Técnico em Eventos do Instituto Federal de Brasília – IFB/Campus Brasília, a Revista Traços e o Sebinho e reuniu mais de 40 pessoas sob o tema “Traçando Artes”.

Poesia, apresentação de dança e música deram o tom da noite onde a maior atração foi a vida de Fabiana e Heliovan, que estão juntos há 17anos. Ela contou sobre os 35 anos nas ruas, a tristeza de perder os filhos e como a revista a ajudou a recuperá-los. “A vida que tenho agora foi a vida que eu pedi a Deus”, afirmou ao lembrar que hoje saiu das ruas e mora de aluguel. Após a fala do casal, a filha Tainá pediu para falar também e não emocionou apenas os pais, mas todo o público com a sua fala “quando eu morava com a minha vó, eu ficava triste porque estava longe da minha mãe e do meu pai, agora estou mais feliz, graças a Deus e eles dois”.

O encontro começou com a performance da estudante do curso de Licenciatura em Dança do IFB, Suzana Lenzi, seguida de uma fala de Álvaro Neto, professor e diretor do Instituto de Artes e Cultura Álvaro Neto (IACAN), sobre como a arte influencia positivamente a vida das pessoas. “Como você dá o seu melhor para o seu público?”, questionou Neto. O recital de poesias, tradicional no evento, contou com poetas voluntários na plateia que encantaram os participantes com poemas românticos. Além de poesia, o grupo “A Gente tem Nome”, formado por estudantes do IFB/Campus Riacho Fundo, animou a noite com música brasileira autoral.

Representando a dança como uma forma de arte, o Encontraços contou com Carol Freitas na dança do ventre gótica e encerrou com a apresentação de dança de salão com Maycon Calasancio, professor e também estudante surdo do curso de Licenciatura em Dança. Ele emocionou o público com o ritmo ditado pelo cajón tocado pelo seu companheiro surdo mostrando com sua dança como a arte realmente transforma vidas.

EvenTraços

A realização do Encontraços faz parte do projeto “EvenTraços” que pretende ser um espaço para que os alunos experimentem propostas de temas variados e exercitem a criatividade e os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O próximo Encontraços será no Sebinho, no dia 20 de outubro, às 18h30, com o tema “Pequenos Traços”.