Página inicial > Brasília > EnconTraços discute a infância nas ruas

EnconTraços discute a infância nas ruas

Criado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 14h07 | Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 14h07 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2017, 14h08 | Acessos: 1385

Pensar a infância sob uma nova perspectiva: a das crianças que vivem nas ruas. Essa é a proposta do Encontraços- Pequenos Traços, evento que será realizado no dia 20 de outubro, às 18h30, no Sebinho, em uma parceria entre os alunos do Curso Técnico em Eventos do IFB e a Revista Traços. O sarau  é um encontro entre rua, sociedade e arte e se configura como uma oportunidade para que pessoas que vivem em situação de rua compartilhem suas experiências.

Nesta edição, o objetivo é proporcionar visões diferentes sobre a vida de quem cresceu nas ruas e uma reflexão sobre essa infância tão esquecida no mês das crianças.  O curta “As infâncias nas ruas”, com os depoimentos dos porta-vozes da cultura Maria Aparecida Santos e Lucas Matos abrirá o evento. Maria, mãe de seis filhos,  foi parar nas ruas aos três anos e, mais de 25 anos depois, conseguiu, graças ao projeto e ao Bolsa Família, alugar uma casa.

Assim como Maria, várias crianças acabam nas ruas por desestruturação familiar, abuso, falta de investimento estatal em políticas sócio-educativa, entre outros.  Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente, não se pode abrigar uma menina ou menino de rua contra a vontade do mesmo. Entretanto, no discurso de quem tem filhos em situação de rua, o medo é uma constante, uma vez que o Estado, que deveria garantir os direitos dessas crianças, muitas vezes afasta pais e filhos e é visto como uma ameaça para essa população marginalizada. Promover o encontro dessas visões é o principal fim do evento.

Após o filme, Maria irá contar sua história e participará de uma roda de conversa  com Keka Bagno, conselheira tutelar; Perla Ribeiro, subsecretária de Promoção de Políticas para   Crianças e Adolescentes; Juma  Santos, do Projeto Cuidando da Vida; e  Alexandre Rangel, da área social da Revista Traços. O bate-papo será mediado pelo professor do IFB, Fernando Grossi, e busca promover uma reflexão sobre os direitos das crianças em situação de rua.

Para encerrar a noite, recitais de poesias e a apresentação de MPB da cantora Béa. A realização do evento faz parte do projeto “Eventraços” desenvolvido pelos estudantes do Curso Técnico de Eventos para formalizar a parceria com a revista. “Por outubro ser o mês das crianças, escolhemos o tema infância sob uma outra perspectiva para pensarmos na realidade de quem vive nas ruas”, Carla Fernandes, uma das organizadoras do evento e aluna do IFB.

Revista Traços

Projeto de reinserção de pessoas em situação de rua na sociedade, por meio de uma publicação de alta qualidade que gera renda aos beneficiários. Dos R$ 5 pagos pela revista, R$ 4 ficam para o vendedor, chamados de Porta-Voz da Cultura, e R$ 1 é usado por ele para comprar outra revista e ampliar ainda mais sua renda.

EvenTraços

O EvenTraços pretende ser um espaço para que os participantes experimentem propostas de temas variados, contando com oficinas integradas aos temas da revista e shows de talentos apresentados por estudantes e porta vozes da cultura. Configura-se como uma oportunidade dos estudantes exercitarem a criatividade e os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

EnconTraços - Pequenos Traços

Data: 20 de outubro