Página inicial > Brasília > Berçário de Drag e Figurino Sustentável são destaques no IFestival

Berçário de Drag e Figurino Sustentável são destaques no IFestival

Criado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 11h22 | Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 11h22 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 11h22 | Acessos: 1135

Oficinas com vagas gratuitas e abertas ao público

Na programação do IFestival, evento promovido pelos alunos do Curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília (IFB), a novidade são as oficinas: Berçário de Drag Queen e Figurino Sustentável. “O objetivo do evento é de caráter formativo e educacional e, tem por finalidade oferecer ao público em geral atividades de produção e transformação para apresentações artísticas”, explica Marcos Buaitt, docente do IFB e coordenador do festival. O IFestival acontece nos dias 23 e 24 de novembro. As inscrições para as oficinas são gratuitas e acontecem no IFB Campus Brasília, localizado na 610 Norte.

O Berçário Drag acontece nos dois dias do festival e será ministrado por Raphael Balduzzi. Estudante do IFB, ele já trabalha como bailarino e fundou a companhia Senhoritas Queens em 2004, que anima festas com performances de Drag Queen.

Durante este minicurso serão apresentados princípios estéticos para condução de uma criação própria, com experiência do corpo-jogo-performance, elaboração de indumentárias e execução da maquiagem cênica da drag. Também haverá composição cênica através das atividades de improviso em dança, dublagem, performance, canto e conversa com o público.

A atividade é ofertada a pessoas de todos os gêneros que desejem adquirir experiências e conhecimentos no cenário drag. Também é uma oportunidade para reflexão sobre a temática de gênero.

Já a oficina Figurino Sustentável propõe repensar os figurinos de dança e fugir  das cores preto, branco e bege ou mesmo do uso de roupas convencionais já prontas de repertório. Haverá também a conscientização sobre aspectos voltados para o meio ambiente com o aproveitamento de recursos, como garrafas de plástico, papel/jornais, lacres, tampas de garrafas e descartes da natureza, como folhas, flores e sementes. Também serão utilizados algodão cru para produção da base dos figurinos.

Para a realização do minicurso foram confeccionados manequins com fita durex, papel filme, fita crepe e jornal para a montagem e exposição dos figurinos. Serão produzidos cinco figurinos completos,

OFICINA BERCÁRIO DRAG

23/11 (quinta-feira) das 9h às 12h: Técnicas de Maquiagem Cênica de Drag Queen (Montagem Queen ou King) 15 vagas, local: Sala 201 C

24/11 (sexta-feira) das 9h às 12h: Construção e performance de Drag Queen (Exercícios relacionados ao corpo e performance) 15 vagas, local: Sala 201 C