Página inicial > Brasília > Do Planejamento à Ação

Do Planejamento à Ação

Criado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 10h58 | Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 10h58 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 13h14 | Acessos: 1365

Estudantes do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) foram além das paredes da sala de aula para aprendem, na prática, os conceitos da disciplina “Gestão de Projetos”.

Estimulados a planejarem e executarem projetos reais, os estudantes desenvolveram, ao longo do semestre, cinco atividades que impactaram a vida de outras pessoas.

“A prática fundamenta-se na metodologia de aprendizagem baseada em projetos, que é uma abordagem pedagógica de caráter ativo que enfatiza as atividades de projetos e tem foco no desenvolvimento de competências e habilidades, assenta-se na aprendizagem colaborativa e na interdisciplinaridade”, explica a professora Neli da Silva.

Segundo a professora, todo o planejamento e execução foram realizados a partir da metodologia de gerenciamento de acordo com o guia PMBOK, uma das mais importantes publicações sobre gerenciamento de projetos. Dessa forma, os alunos tiveram a possibilidade de colocar em prática os principais conceitos e ferramentas de gerenciamento em situações reais.

Meu vizinho, e aí?

Um grupo de estudantes realizou o projeto “Meu vizinho, e aí?”, que tinha como objetivo realizar uma ação social com os moradores de rua que atualmente ocupam uma área atrás do Campus Brasília.

A estudante Mariana Moreira de Deus Santos se mostrou muito satisfeita com a atividade. “Essa experiência me marcou profundamente, não só por ter agregado conhecimento pela matéria, todo o processo me fez adquirir princípios, não só como pessoa, mas também, como uma futura gestora pública”, conta.

Sentimento parecido foi da colega Sonia Gonçalves da Silva. “Lidar com pessoas dentro de um projeto, que impõe restrições, riscos, prazos, é um desafio que iremos viver constantemente como gestores públicos e essa experiência será com certeza um diferencial na carreira profissional”, destaca a aluna.

No dia 14 de novembro, o grupo realizou a entrega de doações às 17 famílias que vivem na área. No total, foram doados 131kg de alimentos, 550 peças de roupas, 138 fraldas desatáveis e 191 itens de higiene pessoal, como creme dental, escovas de dente e sabonetes.

Meu IF mais limpo

O projeto “Meu IF mais limpo” confeccionou cartazes e divulgou nas salas do turno vespertino a importância das pequenas ações diárias para a manutenção e conservação da limpeza do prédio.

Os alunos também ofereceram uma palestra sobre “Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, com o professor Jorge Alfredo. E, para concluir o projeto, no dia 23 de novembro, os alunos colocaram a mão na massa e junto com a equipe de limpeza do campus realizaram a limpeza de alguns ambientes. A ação teve como objetivo mostrar que todos podem e devem colaborar com a limpeza da unidade.

“Sou mais IF”

O grupo do projeto “Sou mais IF” confeccionou uma grande faixa de divulgação que se encontra na entrada do Campus Brasília, além de criar um perfil no facebook e postar vídeos com entrevistas com alunos sobre suas experiências exitosas no IFB.

“Pesquisa de Satisfação dos Alunos Concluintes do Ensino Médio”

Os estudantes do projeto “Pesquisa de Satisfação dos Alunos Concluintes do Ensino Médio” aplicaram questionários com alunos concluintes do ensino médio do curso Técnico em Informática do Campus Brasília.

Os resultados serão apresentados em sala e entregues para Coordenação Geral de Ensino e Coordenação do Curso.

“Rachando a Cuca”

O projeto “Rachando a Cuca” foi contemplado com recursos do edital “Lápis de Cor”, fez a aquisição do jogo de xadrez gigante e está aguardando o recebimento do material.

Assim que o material chegar, o grupo irá realizar uma oficina para ensinar regras básicas de xadrez e fazer a entrega oficial do jogo para o Campus Brasília.