Página inicial > Brasília > Biblioteca suspende empréstimo e tem novo horário de funcionamento

Biblioteca suspende empréstimo e tem novo horário de funcionamento

Criado: Terça, 02 de Janeiro de 2018, 16h33 | Publicado: Terça, 02 de Janeiro de 2018, 16h33 | Última atualização em Terça, 02 de Janeiro de 2018, 16h33 | Acessos: 2218

A Biblioteca do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) está com o serviço de empréstimo de livros suspenso até o início do semestre letivo, em virtude da implantação do sistema de segurança do acervo. O objetivo é resguardar e aprimorar a gestão do patrimônio intelectual da biblioteca, além de tornar empréstimos e devoluções mais ágeis e inteligentes.

Na última semana do ano, foi instalado o sistema de detecção RFID (identificação por radiofrequência), que além de outros itens, contempla antenas posicionadas na entrada da biblioteca, para acionar, automaticamente, alarmes sonoro e visual quando um item do acervo não passar devidamente pelo empréstimo. As antenas também fazem a contagem do número de usuários que frequentam diariamente a biblioteca e identificam, em tempo real, o título do livro que está passando por elas.

No próximo passo dessa implantação, todos os itens da biblioteca – livros, CDs, DVDs e outros - receberão etiquetas com um chip que armazenará informações específicas, sendo possível rastrear o título e classificá-lo. Uma estação multifuncional fará o controle de saídas e retornos, processando as etiquetas RFID nas operações de empréstimo e devolução.

Para gravar e ativar os chips nos mais de 17 mil livros que compõem o acervo, demanda-se muito tempo. Por isso, optou-se por uma força tarefa e pela suspensão do empréstimo de livros, no período de 26/12/2017 a 06/02/2018, para que haja maior eficiência nessa ação e, para que na volta às aulas, os alunos já tenham acesso a todos os títulos da biblioteca descritos em http://siabi.ifb.edu.br/

Mudança de horário

Em virtude do recesso escolar e em cumprimento a Ordem Administrativa nº 06, que orienta sobre o horário das atividades do IFB no mês de janeiro, a Biblioteca do Campus Brasília terá seu horário de funcionamento alterado nas seguintes datas:

Até dia 5/01/2018: das 8h às 20h

De 8/01/2018 a  02/02/2018: das 8h às 14h (Ordem Administrativa IFB nº 06, de 22 de dezembro de 2017)

A partir de 05/02/2018: das 8h às 22h (Funcionamento Normal)